www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vasco Rui Costa da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4643
Resumo: O aumento de utilizadores de Internet e a recessão global que o mundo atravessa, são os dois fatores nucleares para a criação deste projeto de negócio. De acordo com os últimos dados disponíveis de comércio eletrónico do Eurostat, em 2009 os domicílios nos 27 Estados- Membro da União Europeia com acesso à Internet situava-se nos 65%, sendo que a procura de informação sobre produtos e serviços por parte dos utilizadores atingiu os 51%. Mais de um terço dos europeus (37%) encomendou produtos ou serviços através da Internet, um crescimento de 5% face ao ano anterior, o que demonstra o desenvolvimento do comércio eletrónico. Por outro lado, a recessão económica teve um efeito no comportamento dos consumidores, que em relação ao consumo passaram a adotar novas atitudes: redução no consumo, compras mais inteligentes, atenção a economias alternativas, abandono de produtos de luxo e o “faça você mesmo”. É neste contexto que nasce a ideia de criar uma plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens, que signifique para os seus utilizadores valor acrescentado no serviço de divulgação, rapidez e facilidade de processos, comodidade e segurança nas transações. No ambiente sócio-económico acima descrito, o consumidor olha para outras formas de realizar boas compras, identificando nos produtos usados boas oportunidades de negócio. Por outro lado, vê na venda dos seus bens que já não têm utilidade, uma forma de realizar uma receita extra.
id RCAP_3009797733836e36716517d1c93235a9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usadosInternetComércio eletrónicoC2CPlano de negócioElectronic commerceBusiness planO aumento de utilizadores de Internet e a recessão global que o mundo atravessa, são os dois fatores nucleares para a criação deste projeto de negócio. De acordo com os últimos dados disponíveis de comércio eletrónico do Eurostat, em 2009 os domicílios nos 27 Estados- Membro da União Europeia com acesso à Internet situava-se nos 65%, sendo que a procura de informação sobre produtos e serviços por parte dos utilizadores atingiu os 51%. Mais de um terço dos europeus (37%) encomendou produtos ou serviços através da Internet, um crescimento de 5% face ao ano anterior, o que demonstra o desenvolvimento do comércio eletrónico. Por outro lado, a recessão económica teve um efeito no comportamento dos consumidores, que em relação ao consumo passaram a adotar novas atitudes: redução no consumo, compras mais inteligentes, atenção a economias alternativas, abandono de produtos de luxo e o “faça você mesmo”. É neste contexto que nasce a ideia de criar uma plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens, que signifique para os seus utilizadores valor acrescentado no serviço de divulgação, rapidez e facilidade de processos, comodidade e segurança nas transações. No ambiente sócio-económico acima descrito, o consumidor olha para outras formas de realizar boas compras, identificando nos produtos usados boas oportunidades de negócio. Por outro lado, vê na venda dos seus bens que já não têm utilidade, uma forma de realizar uma receita extra.The increase of Internet users and the global recession that the world is experiencing, are the two key factors to the creation of this business project. According to the latest available data from Eurostat on electronic commerce, in 2009 households in 27 Member-States of European Union with Internet access stood at 65% and the demand for information about products and services by users reached the 51%. More than a third of Europeans (37%) ordered products or services through the Internet, an increase of 5% over the previous year, which demonstrates the development of electronic commerce. On the other hand, the economic downturn had an effect on consumer behavior, which in relation to consumption began to adopt new attitudes: reduction in consumption, shopping smarter, attention to alternative economies, abandonment of luxury goods and "do it yourself" adoption. In this context arises the idea of creating an electronic platform for buying, selling and exchange of goods, which means for users added value to the disclosure service, quick and easy process, convenience and security of transactions. In the social-economic environment described above, the consumer looks for other ways to make good purchases, identifying good business opportunities on used products. On the other hand, finds in the sale of his assets that are no longer useful, a way to make extra revenue.2013-02-20T16:00:03Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4643porSilva, Vasco Rui Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:33.038906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
title www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
spellingShingle www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
Silva, Vasco Rui Costa da
Internet
Comércio eletrónico
C2C
Plano de negócio
Electronic commerce
Business plan
title_short www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
title_full www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
title_fullStr www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
title_full_unstemmed www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
title_sort www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
author Silva, Vasco Rui Costa da
author_facet Silva, Vasco Rui Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vasco Rui Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Comércio eletrónico
C2C
Plano de negócio
Electronic commerce
Business plan
topic Internet
Comércio eletrónico
C2C
Plano de negócio
Electronic commerce
Business plan
description O aumento de utilizadores de Internet e a recessão global que o mundo atravessa, são os dois fatores nucleares para a criação deste projeto de negócio. De acordo com os últimos dados disponíveis de comércio eletrónico do Eurostat, em 2009 os domicílios nos 27 Estados- Membro da União Europeia com acesso à Internet situava-se nos 65%, sendo que a procura de informação sobre produtos e serviços por parte dos utilizadores atingiu os 51%. Mais de um terço dos europeus (37%) encomendou produtos ou serviços através da Internet, um crescimento de 5% face ao ano anterior, o que demonstra o desenvolvimento do comércio eletrónico. Por outro lado, a recessão económica teve um efeito no comportamento dos consumidores, que em relação ao consumo passaram a adotar novas atitudes: redução no consumo, compras mais inteligentes, atenção a economias alternativas, abandono de produtos de luxo e o “faça você mesmo”. É neste contexto que nasce a ideia de criar uma plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens, que signifique para os seus utilizadores valor acrescentado no serviço de divulgação, rapidez e facilidade de processos, comodidade e segurança nas transações. No ambiente sócio-económico acima descrito, o consumidor olha para outras formas de realizar boas compras, identificando nos produtos usados boas oportunidades de negócio. Por outro lado, vê na venda dos seus bens que já não têm utilidade, uma forma de realizar uma receita extra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-04
2013-02-20T16:00:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4643
url http://hdl.handle.net/10071/4643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134867797049344