Os fazeres da clausura feminina: um recorte poético das artes visuais na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31771 |
Resumo: | Esta é uma dissertação de característica teórico-prática, cujo trabalho final culmina no projeto de instalação de uma obra de arte, que aborda temas ligados à história, à anatomia e aos fazeres femininos, como a costura, o bordado e o croché, que por estarem ligados à sua manualidade são vistos como menos dignos de serem classificados como arte, o que comprova que esse tipo de técnica e material chegou ao seio da arte junto com a mulher, quando ela começa a se libertar das amarras da clausura doméstica, traz consigo as suas práticas e transforma esse fazer em arte, um fenômeno que teve início na arte moderna e se solidificou na arte contemporânea. Aborda-se também aqui as condições sociais da mulher, a situação de submissão doméstica a qual ela foi historicamente submetida e as limitações impostas à sua ascensão profissional. Procurando refletir sobre o conceito de género, e perceber até que ponto o fato das mulheres possuírem útero e vagina são responsáveis pela falta de sucesso delas, principalmente da mulher artista. Traçando ainda um paralelo entre teoria e prática serão consideradas, analisadas e interpretadas obras de algumas artistas, em particular aquelas que utilizam tais técnicas para a elaboração dos seus trabalhos. Essa escolha serve para referenciar esta pesquisa, que tem o intuito de suturar de forma artística as feridas deixadas pela história escrita, até aqui, pelo punho masculino. |
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Os fazeres da clausura feminina: um recorte poético das artes visuais na contemporaneidadeMulheres artistasMulheres-condição socialCosturar/tecer/bordarMulheres arte contemporâneaEsta é uma dissertação de característica teórico-prática, cujo trabalho final culmina no projeto de instalação de uma obra de arte, que aborda temas ligados à história, à anatomia e aos fazeres femininos, como a costura, o bordado e o croché, que por estarem ligados à sua manualidade são vistos como menos dignos de serem classificados como arte, o que comprova que esse tipo de técnica e material chegou ao seio da arte junto com a mulher, quando ela começa a se libertar das amarras da clausura doméstica, traz consigo as suas práticas e transforma esse fazer em arte, um fenômeno que teve início na arte moderna e se solidificou na arte contemporânea. Aborda-se também aqui as condições sociais da mulher, a situação de submissão doméstica a qual ela foi historicamente submetida e as limitações impostas à sua ascensão profissional. Procurando refletir sobre o conceito de género, e perceber até que ponto o fato das mulheres possuírem útero e vagina são responsáveis pela falta de sucesso delas, principalmente da mulher artista. Traçando ainda um paralelo entre teoria e prática serão consideradas, analisadas e interpretadas obras de algumas artistas, em particular aquelas que utilizam tais técnicas para a elaboração dos seus trabalhos. Essa escolha serve para referenciar esta pesquisa, que tem o intuito de suturar de forma artística as feridas deixadas pela história escrita, até aqui, pelo punho masculino.This is a theoretical-practical dissertation, whose final work culminates in a project aiming the realization of installation art that deals with history, to anatomy and female activities such as sewing, embroidery and crochet. These activities are linked to manual labor and are considered of “less” importance unworthy of being recognized as art- some of them being attached to feminine manual labor which proves that this type of technique and material reached the heart of art alongside women, that especially when they are able to break free from the bonds of domestic realm and bring forth their practices, actions and transforming their skills into art, a phenomenon that started in modern art and solidified in contemporary art. Thus, the research deals with women´s social condition, their domestic submission where they were historically submitted through professional advancement limitations. Seeking to reflect on the concept of gender, and to analyze to what extent that women have uterus and vagina are held responsible for their lack of success, especially on behalf of women artists. The research also draws a parallel between theory and practice, considering works of some artists that were analyzed and interpreted, particularly those who use such techniques for the elaboration of their works. This choice serves to reference this research, which aims to suture in an artistic way the wounds left by written history, until now, by the male wrist2021-08-02T13:36:48Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31771porRibeiro, Marlene Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:17Zoai:ria.ua.pt:10773/31771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:34.144432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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