Os fazeres da clausura feminina: um recorte poético das artes visuais na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31771
Resumo: Esta é uma dissertação de característica teórico-prática, cujo trabalho final culmina no projeto de instalação de uma obra de arte, que aborda temas ligados à história, à anatomia e aos fazeres femininos, como a costura, o bordado e o croché, que por estarem ligados à sua manualidade são vistos como menos dignos de serem classificados como arte, o que comprova que esse tipo de técnica e material chegou ao seio da arte junto com a mulher, quando ela começa a se libertar das amarras da clausura doméstica, traz consigo as suas práticas e transforma esse fazer em arte, um fenômeno que teve início na arte moderna e se solidificou na arte contemporânea. Aborda-se também aqui as condições sociais da mulher, a situação de submissão doméstica a qual ela foi historicamente submetida e as limitações impostas à sua ascensão profissional. Procurando refletir sobre o conceito de género, e perceber até que ponto o fato das mulheres possuírem útero e vagina são responsáveis pela falta de sucesso delas, principalmente da mulher artista. Traçando ainda um paralelo entre teoria e prática serão consideradas, analisadas e interpretadas obras de algumas artistas, em particular aquelas que utilizam tais técnicas para a elaboração dos seus trabalhos. Essa escolha serve para referenciar esta pesquisa, que tem o intuito de suturar de forma artística as feridas deixadas pela história escrita, até aqui, pelo punho masculino.
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