Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86953 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação sobre o universo feminino nas Artes Visuais. As prováveis tecituras resultantes dos entrelaçamentos de tramas e urdiduras artísticas apontaram para as questões estéticas, as elaborações formais e simbólicas do feminino em suas diversas representações. A pesquisa foi dividida em quatro partes que interligaram-se por um fio condutor: o papel e a força da mulher na história da arte. Na primeira parte, o feminino foi mostrado na sua forma mais ancestral de representação através das estatuetas votivas, denominadas Vênus - a figura da mulher apresentou-se nesse período como força fertilizadora. Na segunda parte, abordou-se a manifestação artística das mulheres após a onda revolucionaria sexista - o feminino é então mostrado como força revitalizadora. A terceira parte foi destinada às artistas (es)colhidas do século XX e XXI que trataram do feminino em suas poéticas artísticas - o feminino é tecido como força convergente. Mulheres Recipientes é finalmente alinhavada na quarta e última parte, que contém o arremate dos fios artísticos tradicionais antigos e contemporâneos com as possíveis leituras das obras em cerâmica da autora - o feminino completa-se como força reconciliadora. |
id |
UNSP_1c2c6e613cc44d64bd22aee3cd18b139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86953 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuaisMulheres na arteMulheres artistasCeramicaEsculturaFeminismoArte moderna - Séc. XXIArte contemporâneaArte contemporáneaEsta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação sobre o universo feminino nas Artes Visuais. As prováveis tecituras resultantes dos entrelaçamentos de tramas e urdiduras artísticas apontaram para as questões estéticas, as elaborações formais e simbólicas do feminino em suas diversas representações. A pesquisa foi dividida em quatro partes que interligaram-se por um fio condutor: o papel e a força da mulher na história da arte. Na primeira parte, o feminino foi mostrado na sua forma mais ancestral de representação através das estatuetas votivas, denominadas Vênus - a figura da mulher apresentou-se nesse período como força fertilizadora. Na segunda parte, abordou-se a manifestação artística das mulheres após a onda revolucionaria sexista - o feminino é então mostrado como força revitalizadora. A terceira parte foi destinada às artistas (es)colhidas do século XX e XXI que trataram do feminino em suas poéticas artísticas - o feminino é tecido como força convergente. Mulheres Recipientes é finalmente alinhavada na quarta e última parte, que contém o arremate dos fios artísticos tradicionais antigos e contemporâneos com as possíveis leituras das obras em cerâmica da autora - o feminino completa-se como força reconciliadora.Esta disertación de maestría es el resultado de una investigación sobre el universo femenino en las artes visuales. Las probables tesituras resultantes de los entrelazamientos de tramas y urdidoras artísticas apuntaran para las cuestiones estéticas, las elaboraciones formales y simbólicas del femenino en sus diversas representaciones. La investigación fue repartida en cuatro partes que juntan por un hilo conductor: el papel y la fuerza de la mujer en la historia del arte. En la primera parte, el femenino fue enseñado en una forma más ancestral de representación a través de estatuitas votivas, denominadas venus – el imagen de la mujer fue presentada en el ese periodo como fuerza fertilizadora. En la segunda parte, abordo-se la manifestación artística de las mujeres pos la fase revolucionaria sexista – el femenino es demostrado como fuerza revitalizadora. La tercera etapa fue destinada a artistas elegidas del siglo XX y XXI que retratasen del femenino en sus poéticas artísticas – el femenino es el tejido como la fuerza convergente. Mujeres Recipientes es finalmente alinhava en esta cuarta y última etapa que contiene el remate de los hilos artísticos tradicionales antiguos y contemporáneos con las posibles lecturas de las obras en cerámica de la autora – el femenino se completa como fuerza reconciliadora.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Flavia Leme de [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis295 f. : il.application/pdfALMEIDA, Flavia Leme de. Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais. 2009. 295 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86953000619070almeida_fl_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:12:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:46:42.885030Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
title |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
spellingShingle |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais Almeida, Flavia Leme de [UNESP] Mulheres na arte Mulheres artistas Ceramica Escultura Feminismo Arte moderna - Séc. XXI Arte contemporânea Arte contemporánea |
title_short |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
title_full |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
title_fullStr |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
title_full_unstemmed |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
title_sort |
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais |
author |
Almeida, Flavia Leme de [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Flavia Leme de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Flavia Leme de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres na arte Mulheres artistas Ceramica Escultura Feminismo Arte moderna - Séc. XXI Arte contemporânea Arte contemporánea |
topic |
Mulheres na arte Mulheres artistas Ceramica Escultura Feminismo Arte moderna - Séc. XXI Arte contemporânea Arte contemporánea |
description |
Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação sobre o universo feminino nas Artes Visuais. As prováveis tecituras resultantes dos entrelaçamentos de tramas e urdiduras artísticas apontaram para as questões estéticas, as elaborações formais e simbólicas do feminino em suas diversas representações. A pesquisa foi dividida em quatro partes que interligaram-se por um fio condutor: o papel e a força da mulher na história da arte. Na primeira parte, o feminino foi mostrado na sua forma mais ancestral de representação através das estatuetas votivas, denominadas Vênus - a figura da mulher apresentou-se nesse período como força fertilizadora. Na segunda parte, abordou-se a manifestação artística das mulheres após a onda revolucionaria sexista - o feminino é então mostrado como força revitalizadora. A terceira parte foi destinada às artistas (es)colhidas do século XX e XXI que trataram do feminino em suas poéticas artísticas - o feminino é tecido como força convergente. Mulheres Recipientes é finalmente alinhavada na quarta e última parte, que contém o arremate dos fios artísticos tradicionais antigos e contemporâneos com as possíveis leituras das obras em cerâmica da autora - o feminino completa-se como força reconciliadora. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-28 2014-06-11T19:22:29Z 2014-06-11T19:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Flavia Leme de. Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais. 2009. 295 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009. http://hdl.handle.net/11449/86953 000619070 almeida_fl_me_ia.pdf 33004013063P4 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Flavia Leme de. Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais. 2009. 295 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009. 000619070 almeida_fl_me_ia.pdf 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
295 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128978545803264 |