Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/666 |
Resumo: | A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais. |
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Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejoENOTURISMODESENVOLVIMENTO REGIONALROTEIROS TURÍSTICOSESTUDOS DE CASOALENTEJODESENVOLVIMENTO TURÍSTICOMESTRADO EM TURISMOTURISMOOENOTOURISMREGIONAL DEVELOPMENTTOURISTIC ITINERARIESCASE STUDIESTOURISMTOURISM DEVELOPMENTA actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais.The wine industry and its relationship with the tourism sector, as well as with the motivations, characteristics, and behaviors wine tourists are relevant for the valuable creation. Some scholars have identified distinct wine tourism market segments based on a supply-side analysis of certain wine-producing tourism destinations. Subsequent studies used cluster analysis to prove that specific wine tourism market segments can be identified in the Alentejo Wine Route. The significant dimension and economical importance of wine tourism in the Alentejo region point towards the need for more dynamic planning and branding efforts. Such efforts will no doubt place the Alentejo Wine Region on par with some of the foremost wine-producing regions in the world.2010-01-31T21:47:31Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/666porPina, António José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:01.617944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais. |
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