Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Francisco, Isabel, Francisco, Claudina, Silva, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319
Resumo: Os MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos, online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011, quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.
id RCAP_30135b9aa151e4afa12a5b82a05efed5
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de LeiriaBibliotecas do ensino superiorFormação do utilizadorEnsino à distânciaMOOCsOs MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos, online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011, quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319/pdf_9Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos, RosaFrancisco, IsabelFrancisco, ClaudinaSilva, Rui2023-01-16T13:58:14Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:02.126275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
title Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
spellingShingle Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
Marcos, Rosa
Bibliotecas do ensino superior
Formação do utilizador
Ensino à distância
MOOCs
title_short Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
title_full Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
title_fullStr Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
title_full_unstemmed Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
title_sort Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria
author Marcos, Rosa
author_facet Marcos, Rosa
Francisco, Isabel
Francisco, Claudina
Silva, Rui
author_role author
author2 Francisco, Isabel
Francisco, Claudina
Silva, Rui
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos, Rosa
Francisco, Isabel
Francisco, Claudina
Silva, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas do ensino superior
Formação do utilizador
Ensino à distância
MOOCs
topic Bibliotecas do ensino superior
Formação do utilizador
Ensino à distância
MOOCs
description Os MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos, online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011, quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1319/pdf_9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130854505578496