Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Natividade José Marques Brenha Vidal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBF
Resumo: Nos últimos anos a Cirurgia de Ambulatório (CA) desenvolveu-se grandemente em Portugal, representando 66,1% das cirurgias programadas em 2019. Sendo urgente caracterizar a Cultura de Segurança do Doente (CSD) nas Unidades de Cirurgia de Ambulatório (UCA) através de uma escala validada para a população portuguesa. Os objetivos principais são traduzir e adaptar e validar o ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety? para a população portuguesa e caracterizar a CSD em UCA. Estudo transversal, descritivo-correlacional, com 213 participantes, maioritariamente mulheres, em média com 46 anos. Os enfermeiros são os mais representativos, os inquiridos têm em média 19 anos de serviço na categoria, mais de metade trabalha há mais de 3 anos e menos de 7 na UCA, tem formação em segurança do doente, promovida pela instituição há mais de um ano, 41,5% trabalha entre 36 a 40h/semana. O Questionário sobre Cultura de Segurança do Doente em Unidades de Cirurgia de Ambulatório obteve um valor de Alpha de Cronbach global de 0,91, revelando excelente validade interna. ?Aprendizagem Organizacional - Melhoria Contínua?, ?Comunicação da informação relativa ao doente? e ?Trabalho de Equipa? são aspetos fortes da CSD. ?Abertura na Comunicação?, ?Resposta aos erros?, ?Treino dos elementos da equipa? e ?Suporte da gestão para a Segurança do Doente? são aspetos da CSD a melhorar. ?Dotação de pessoal, pressão e ritmo de trabalho?, Documentação de quase erros e a Comunicação no Bloco Operatório são os indicadores mais problemáticos CSD em UCA. A CSD difere por grupo profissional, UCA, características socioprofissionais e experiência profissional.
id RCAP_30176d66cfb1a884154e62ab6563fbf8
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:11530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"Cultura de Segurança do DoenteCirurgia de AmbulatórioEstudos de traduçãoadaptação e validaçãoNos últimos anos a Cirurgia de Ambulatório (CA) desenvolveu-se grandemente em Portugal, representando 66,1% das cirurgias programadas em 2019. Sendo urgente caracterizar a Cultura de Segurança do Doente (CSD) nas Unidades de Cirurgia de Ambulatório (UCA) através de uma escala validada para a população portuguesa. Os objetivos principais são traduzir e adaptar e validar o ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety? para a população portuguesa e caracterizar a CSD em UCA. Estudo transversal, descritivo-correlacional, com 213 participantes, maioritariamente mulheres, em média com 46 anos. Os enfermeiros são os mais representativos, os inquiridos têm em média 19 anos de serviço na categoria, mais de metade trabalha há mais de 3 anos e menos de 7 na UCA, tem formação em segurança do doente, promovida pela instituição há mais de um ano, 41,5% trabalha entre 36 a 40h/semana. O Questionário sobre Cultura de Segurança do Doente em Unidades de Cirurgia de Ambulatório obteve um valor de Alpha de Cronbach global de 0,91, revelando excelente validade interna. ?Aprendizagem Organizacional - Melhoria Contínua?, ?Comunicação da informação relativa ao doente? e ?Trabalho de Equipa? são aspetos fortes da CSD. ?Abertura na Comunicação?, ?Resposta aos erros?, ?Treino dos elementos da equipa? e ?Suporte da gestão para a Segurança do Doente? são aspetos da CSD a melhorar. ?Dotação de pessoal, pressão e ritmo de trabalho?, Documentação de quase erros e a Comunicação no Bloco Operatório são os indicadores mais problemáticos CSD em UCA. A CSD difere por grupo profissional, UCA, características socioprofissionais e experiência profissional.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBFTID:202971562porhttp://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBFMartins, Natividade José Marques Brenha Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-24T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:11530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:10.295972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
title Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
spellingShingle Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
Martins, Natividade José Marques Brenha Vidal
Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório
Estudos de tradução
adaptação e validação
title_short Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
title_full Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
title_fullStr Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
title_full_unstemmed Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
title_sort Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório: Tradução e Adaptação do "Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety"
author Martins, Natividade José Marques Brenha Vidal
author_facet Martins, Natividade José Marques Brenha Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Natividade José Marques Brenha Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório
Estudos de tradução
adaptação e validação
topic Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório
Estudos de tradução
adaptação e validação
description Nos últimos anos a Cirurgia de Ambulatório (CA) desenvolveu-se grandemente em Portugal, representando 66,1% das cirurgias programadas em 2019. Sendo urgente caracterizar a Cultura de Segurança do Doente (CSD) nas Unidades de Cirurgia de Ambulatório (UCA) através de uma escala validada para a população portuguesa. Os objetivos principais são traduzir e adaptar e validar o ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety? para a população portuguesa e caracterizar a CSD em UCA. Estudo transversal, descritivo-correlacional, com 213 participantes, maioritariamente mulheres, em média com 46 anos. Os enfermeiros são os mais representativos, os inquiridos têm em média 19 anos de serviço na categoria, mais de metade trabalha há mais de 3 anos e menos de 7 na UCA, tem formação em segurança do doente, promovida pela instituição há mais de um ano, 41,5% trabalha entre 36 a 40h/semana. O Questionário sobre Cultura de Segurança do Doente em Unidades de Cirurgia de Ambulatório obteve um valor de Alpha de Cronbach global de 0,91, revelando excelente validade interna. ?Aprendizagem Organizacional - Melhoria Contínua?, ?Comunicação da informação relativa ao doente? e ?Trabalho de Equipa? são aspetos fortes da CSD. ?Abertura na Comunicação?, ?Resposta aos erros?, ?Treino dos elementos da equipa? e ?Suporte da gestão para a Segurança do Doente? são aspetos da CSD a melhorar. ?Dotação de pessoal, pressão e ritmo de trabalho?, Documentação de quase erros e a Comunicação no Bloco Operatório são os indicadores mais problemáticos CSD em UCA. A CSD difere por grupo profissional, UCA, características socioprofissionais e experiência profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBF
TID:202971562
url http://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBF
identifier_str_mv TID:202971562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=eMI6mbBF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137234672156672