Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Raquel Luís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30
Resumo: A segurança do doente (SD) é um importante indicador da qualidade dos cuidados de saúde e promover uma cultura de segurança tornou-se um dos pilares na obtenção e melhoria da mesma. A Cirurgia de Ambulatório (CA) apresenta-se como o regime cirúrgico do futuro, sendo cada vez mais cirurgias eletivas realizadas nesta modalidade a nível nacional e mundial. Neste sentido é imperativo assegurar a segurança dos doentes que são submetidos a cirurgias neste regime, sendo necessário haver instrumentos que avaliem a mesma. Até ao momento, em Portugal, não existe nenhum instrumento que avalie a Cultura de Segurança do Doente (CSD) em CA; no entanto, a Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), desenvolveu em 2014 um questionário intitulado Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture, que faz essa avaliação. Constitui o principal objetivo desta investigação proceder à adaptação e validação linguística, cultural e conceptual do questionário desenvolvido pela AHRQ ? ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture? para português, realizando a sua tradução, adaptação e avaliação de propriedades psicométricas em termos da sua validade e fiabilidade na prática clínica. Também constituem objetivos deste estudo identificar os aspetos mais relevantes e as oportunidades de melhoria ao nível da CSD numa unidade privada de saúde em Coimbra, onde se realizam cirurgias em regime de ambulatório. Nesta foram distribuídos 300 questionários (versão traduzida), obtendo-se uma taxa de resposta de 74%. Quanto à avaliação das características psicométricas do questionário, constatou-se que a versão traduzida apresentou uma excelente consistência interna assim como validade de conteúdo e de construto. Verificou-se que as dimensões mais positivas da CSD desta análise foram a aprendizagem organizacional, a comunicação relacionada com informação do doente e trabalho em equipa, enquanto que a capacitação do pessoal, a pressão e ritmo de trabalho e o apoio que a administração dá para a SD se revelaram as dimensões mais críticas da CSD.
id RCAP_6b0f05a66bf35ba47309babe22991002
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:12557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de AmbulatórioSegurança do doenteCultura de Segurança do DoenteCirurgia de Ambulatório.A segurança do doente (SD) é um importante indicador da qualidade dos cuidados de saúde e promover uma cultura de segurança tornou-se um dos pilares na obtenção e melhoria da mesma. A Cirurgia de Ambulatório (CA) apresenta-se como o regime cirúrgico do futuro, sendo cada vez mais cirurgias eletivas realizadas nesta modalidade a nível nacional e mundial. Neste sentido é imperativo assegurar a segurança dos doentes que são submetidos a cirurgias neste regime, sendo necessário haver instrumentos que avaliem a mesma. Até ao momento, em Portugal, não existe nenhum instrumento que avalie a Cultura de Segurança do Doente (CSD) em CA; no entanto, a Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), desenvolveu em 2014 um questionário intitulado Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture, que faz essa avaliação. Constitui o principal objetivo desta investigação proceder à adaptação e validação linguística, cultural e conceptual do questionário desenvolvido pela AHRQ ? ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture? para português, realizando a sua tradução, adaptação e avaliação de propriedades psicométricas em termos da sua validade e fiabilidade na prática clínica. Também constituem objetivos deste estudo identificar os aspetos mais relevantes e as oportunidades de melhoria ao nível da CSD numa unidade privada de saúde em Coimbra, onde se realizam cirurgias em regime de ambulatório. Nesta foram distribuídos 300 questionários (versão traduzida), obtendo-se uma taxa de resposta de 74%. Quanto à avaliação das características psicométricas do questionário, constatou-se que a versão traduzida apresentou uma excelente consistência interna assim como validade de conteúdo e de construto. Verificou-se que as dimensões mais positivas da CSD desta análise foram a aprendizagem organizacional, a comunicação relacionada com informação do doente e trabalho em equipa, enquanto que a capacitação do pessoal, a pressão e ritmo de trabalho e o apoio que a administração dá para a SD se revelaram as dimensões mais críticas da CSD.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2019-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30TID:202211975porhttp://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30Pinto, Joana Raquel Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-10T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:12557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:19.606471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
title Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
spellingShingle Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
Pinto, Joana Raquel Luís
Segurança do doente
Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório.
title_short Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
title_full Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
title_fullStr Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
title_full_unstemmed Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
title_sort Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Cirurgia de Ambulatório
author Pinto, Joana Raquel Luís
author_facet Pinto, Joana Raquel Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Raquel Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do doente
Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório.
topic Segurança do doente
Cultura de Segurança do Doente
Cirurgia de Ambulatório.
description A segurança do doente (SD) é um importante indicador da qualidade dos cuidados de saúde e promover uma cultura de segurança tornou-se um dos pilares na obtenção e melhoria da mesma. A Cirurgia de Ambulatório (CA) apresenta-se como o regime cirúrgico do futuro, sendo cada vez mais cirurgias eletivas realizadas nesta modalidade a nível nacional e mundial. Neste sentido é imperativo assegurar a segurança dos doentes que são submetidos a cirurgias neste regime, sendo necessário haver instrumentos que avaliem a mesma. Até ao momento, em Portugal, não existe nenhum instrumento que avalie a Cultura de Segurança do Doente (CSD) em CA; no entanto, a Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), desenvolveu em 2014 um questionário intitulado Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture, que faz essa avaliação. Constitui o principal objetivo desta investigação proceder à adaptação e validação linguística, cultural e conceptual do questionário desenvolvido pela AHRQ ? ?Ambulatory Surgery Center Survey on Patient Safety Culture? para português, realizando a sua tradução, adaptação e avaliação de propriedades psicométricas em termos da sua validade e fiabilidade na prática clínica. Também constituem objetivos deste estudo identificar os aspetos mais relevantes e as oportunidades de melhoria ao nível da CSD numa unidade privada de saúde em Coimbra, onde se realizam cirurgias em regime de ambulatório. Nesta foram distribuídos 300 questionários (versão traduzida), obtendo-se uma taxa de resposta de 74%. Quanto à avaliação das características psicométricas do questionário, constatou-se que a versão traduzida apresentou uma excelente consistência interna assim como validade de conteúdo e de construto. Verificou-se que as dimensões mais positivas da CSD desta análise foram a aprendizagem organizacional, a comunicação relacionada com informação do doente e trabalho em equipa, enquanto que a capacitação do pessoal, a pressão e ritmo de trabalho e o apoio que a administração dá para a SD se revelaram as dimensões mais críticas da CSD.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30
TID:202211975
url http://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30
identifier_str_mv TID:202211975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=TD2rXh30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137236202029056