Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4218 |
Resumo: | O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica. |
id |
RCAP_3024c692b66e3f2e69f8011ad80601ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autoresEducação científicaCurrículosPrincípios ideológicosPrincípios pedagógicosContexto socialO estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)- Bolsas de investigação.Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)Repositório da Universidade de LisboaFerreira, SílviaMorais, AnaNeves, Isabel P.2011-10-04T10:44:38Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4218porFerreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Revista Educação & Realidade, 35 (1), 283-309.0100-3143info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:48.993525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
title |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
spellingShingle |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores Ferreira, Sílvia Educação científica Currículos Princípios ideológicos Princípios pedagógicos Contexto social |
title_short |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
title_full |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
title_fullStr |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
title_full_unstemmed |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
title_sort |
Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores |
author |
Ferreira, Sílvia |
author_facet |
Ferreira, Sílvia Morais, Ana Neves, Isabel P. |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Ana Neves, Isabel P. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sílvia Morais, Ana Neves, Isabel P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica Currículos Princípios ideológicos Princípios pedagógicos Contexto social |
topic |
Educação científica Currículos Princípios ideológicos Princípios pedagógicos Contexto social |
description |
O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-10-04T10:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4218 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências. Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Revista Educação & Realidade, 35 (1), 283-309. 0100-3143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134183884324864 |