Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Queiroz, Norma Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389
Resumo: A ideologia é uma categoria indispensável para análise e compreensão do processo educacional nos dias de hoje. Práticas pedagógicas ideológicas podem estar presentes tanto no plano da consciência quanto do falseamento da realidade. A questão é saber: qual a concepção ideológica presente no processo pedagógico da alfabetização? A fim de responder esta questão, realizou-se uma pesquisa etnográfica em duas escolas públicas do Distrito Federal, destacando-se as categorias: concepção pedagógica da escola e concepção pedagógica do professor e o compromisso político, ideológico com o trabalho docente. O objetivo deste artigo é analisar a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização numa perspectiva ideológica. Verificou-se com a pesquisa que a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização é compreendida como atingir metas de alfabetização e letramento. A interdisciplinaridade, currículo integrado, mesmo existindo nos documentos e nas falas dos entrevistados, nas observações diretas, não se constatou na prática. A concepção numa perspectiva ideológica está no autoconvencimento que está contribuindo com o processo pedagógico de qualidade, porém torna-se contraditório na manutenção de momentos de treinamento para as avaliações nacionais a fi m de alcançar resultados satisfatórios.Palavras-chave: Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógicoIdeological conception in the pedagogical process of literacyABSTRACTIdeology is a category now indispensable for the analysis and understanding of the educational process. Ideological pedagogical practices may be present in the plan of consciousness and the falsification of reality. The question is: what is the ideological conception present in the pedagogical process of literacy? In order to answer this question an ethnographic research was carried out in two public schools of the Federal District, highlighting the categories: the pedagogical conception of the school and the pedagogical conception of the teacher and the political, ideological commitment with the teaching work. The aim of this article is to analyze the pedagogical conception of teachers and literacy managers in an ideological perspective. It was verified with the research that the pedagogical conception of teachers and managers of literacy is understood as reaching goals of literacy and literacy. The interdisciplinarity, integrated curriculum, even existing in the documents and speeches of the interviewees, in the direct observations, it was not verifi ed in practice. The conception in an ideological perspective is in the selfconviction that is contributing with the pedagogical process of quality, but becomes contradictory in the maintenance of training moments for the national evaluations in order to reach satisfactory results.Keywords: Literacy. Ideology. Pedagogical process.Concepcion ideológica en el proceso pedagógico de la alfabetizaciónRESUMENLa ideología es una categoría indispensable para análisis y comprensión del proceso educativo en los días de hoy. Prácticas pedagógicas ideológicas pueden estar presentes tanto en el plano de la conciencia cuanto del falseamiento de la realidad. La cuestión es saber: ¿cuál es la concepción ideológica presente en el proceso pedagógico de la alfabetización? Con la finalidad de responder a esta cuestión, se realizó una investigación etnográfica en dos escuelas públicas del Distrito Federal, destacándose las categorías: concepción pedagógica de la escuela y concepción pedagógica del profesor y el compromiso político, ideológico con el trabajo docente. El objetivo de este artículo es analizar la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización en una perspectiva ideológica. Se verifi có con la investigación que la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización es comprendida como alcanzar metas de alfabetización y alfabetismo. La interdisciplinariedad, currículo integrado, mismo existiendo en los documentos y en las palabras de los entrevistados, en las observaciones directas, no se constató en la práctica. La concepción en una perspectiva ideológica está en el autoconvencimiento que está contribuyendo con el proceso pedagógico de calidad, pero se vuelve contradictorio en el mantenimiento de momentos de entrenamiento para las evaluaciones nacionales a fin de alcanzar resultados satisfactorios.Palabras clave: Alfabetización. Ideología. Proceso Pedagógico.
id UFMA-3_2de1f382b3521e018f7310a7240cd73f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7389
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetizaçãoAlfabetização. Ideologia. Processo pedagógicoA ideologia é uma categoria indispensável para análise e compreensão do processo educacional nos dias de hoje. Práticas pedagógicas ideológicas podem estar presentes tanto no plano da consciência quanto do falseamento da realidade. A questão é saber: qual a concepção ideológica presente no processo pedagógico da alfabetização? A fim de responder esta questão, realizou-se uma pesquisa etnográfica em duas escolas públicas do Distrito Federal, destacando-se as categorias: concepção pedagógica da escola e concepção pedagógica do professor e o compromisso político, ideológico com o trabalho docente. O objetivo deste artigo é analisar a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização numa perspectiva ideológica. Verificou-se com a pesquisa que a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização é compreendida como atingir metas de alfabetização e letramento. A interdisciplinaridade, currículo integrado, mesmo existindo nos documentos e nas falas dos entrevistados, nas observações diretas, não se constatou na prática. A concepção numa perspectiva ideológica está no autoconvencimento que está contribuindo com o processo pedagógico de qualidade, porém torna-se contraditório na manutenção de momentos de treinamento para as avaliações nacionais a fi m de alcançar resultados satisfatórios.Palavras-chave: Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógicoIdeological conception in the pedagogical process of literacyABSTRACTIdeology is a category now indispensable for the analysis and understanding of the educational process. Ideological pedagogical practices may be present in the plan of consciousness and the falsification of reality. The question is: what is the ideological conception present in the pedagogical process of literacy? In order to answer this question an ethnographic research was carried out in two public schools of the Federal District, highlighting the categories: the pedagogical conception of the school and the pedagogical conception of the teacher and the political, ideological commitment with the teaching work. The aim of this article is to analyze the pedagogical conception of teachers and literacy managers in an ideological perspective. It was verified with the research that the pedagogical conception of teachers and managers of literacy is understood as reaching goals of literacy and literacy. The interdisciplinarity, integrated curriculum, even existing in the documents and speeches of the interviewees, in the direct observations, it was not verifi ed in practice. The conception in an ideological perspective is in the selfconviction that is contributing with the pedagogical process of quality, but becomes contradictory in the maintenance of training moments for the national evaluations in order to reach satisfactory results.Keywords: Literacy. Ideology. Pedagogical process.Concepcion ideológica en el proceso pedagógico de la alfabetizaciónRESUMENLa ideología es una categoría indispensable para análisis y comprensión del proceso educativo en los días de hoy. Prácticas pedagógicas ideológicas pueden estar presentes tanto en el plano de la conciencia cuanto del falseamiento de la realidad. La cuestión es saber: ¿cuál es la concepción ideológica presente en el proceso pedagógico de la alfabetización? Con la finalidad de responder a esta cuestión, se realizó una investigación etnográfica en dos escuelas públicas del Distrito Federal, destacándose las categorías: concepción pedagógica de la escuela y concepción pedagógica del profesor y el compromiso político, ideológico con el trabajo docente. El objetivo de este artículo es analizar la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización en una perspectiva ideológica. Se verifi có con la investigación que la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización es comprendida como alcanzar metas de alfabetización y alfabetismo. La interdisciplinariedad, currículo integrado, mismo existiendo en los documentos y en las palabras de los entrevistados, en las observaciones directas, no se constató en la práctica. La concepción en una perspectiva ideológica está en el autoconvencimiento que está contribuyendo con el proceso pedagógico de calidad, pero se vuelve contradictorio en el mantenimiento de momentos de entrenamiento para las evaluaciones nacionales a fin de alcanzar resultados satisfactorios.Palabras clave: Alfabetización. Ideología. Proceso Pedagógico.Universidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/738910.18764/2358-4319.v10n2p103-121Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.103-1212358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389/4543Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Magalis Bésser DornelesQueiroz, Norma Lucia2017-08-01T15:51:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7389Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:51:23Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
title Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
spellingShingle Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógico
title_short Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
title_full Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
title_fullStr Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
title_full_unstemmed Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
title_sort Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
author Schneider, Magalis Bésser Dorneles
author_facet Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Queiroz, Norma Lucia
author_role author
author2 Queiroz, Norma Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Queiroz, Norma Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógico
topic Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógico
description A ideologia é uma categoria indispensável para análise e compreensão do processo educacional nos dias de hoje. Práticas pedagógicas ideológicas podem estar presentes tanto no plano da consciência quanto do falseamento da realidade. A questão é saber: qual a concepção ideológica presente no processo pedagógico da alfabetização? A fim de responder esta questão, realizou-se uma pesquisa etnográfica em duas escolas públicas do Distrito Federal, destacando-se as categorias: concepção pedagógica da escola e concepção pedagógica do professor e o compromisso político, ideológico com o trabalho docente. O objetivo deste artigo é analisar a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização numa perspectiva ideológica. Verificou-se com a pesquisa que a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização é compreendida como atingir metas de alfabetização e letramento. A interdisciplinaridade, currículo integrado, mesmo existindo nos documentos e nas falas dos entrevistados, nas observações diretas, não se constatou na prática. A concepção numa perspectiva ideológica está no autoconvencimento que está contribuindo com o processo pedagógico de qualidade, porém torna-se contraditório na manutenção de momentos de treinamento para as avaliações nacionais a fi m de alcançar resultados satisfatórios.Palavras-chave: Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógicoIdeological conception in the pedagogical process of literacyABSTRACTIdeology is a category now indispensable for the analysis and understanding of the educational process. Ideological pedagogical practices may be present in the plan of consciousness and the falsification of reality. The question is: what is the ideological conception present in the pedagogical process of literacy? In order to answer this question an ethnographic research was carried out in two public schools of the Federal District, highlighting the categories: the pedagogical conception of the school and the pedagogical conception of the teacher and the political, ideological commitment with the teaching work. The aim of this article is to analyze the pedagogical conception of teachers and literacy managers in an ideological perspective. It was verified with the research that the pedagogical conception of teachers and managers of literacy is understood as reaching goals of literacy and literacy. The interdisciplinarity, integrated curriculum, even existing in the documents and speeches of the interviewees, in the direct observations, it was not verifi ed in practice. The conception in an ideological perspective is in the selfconviction that is contributing with the pedagogical process of quality, but becomes contradictory in the maintenance of training moments for the national evaluations in order to reach satisfactory results.Keywords: Literacy. Ideology. Pedagogical process.Concepcion ideológica en el proceso pedagógico de la alfabetizaciónRESUMENLa ideología es una categoría indispensable para análisis y comprensión del proceso educativo en los días de hoy. Prácticas pedagógicas ideológicas pueden estar presentes tanto en el plano de la conciencia cuanto del falseamiento de la realidad. La cuestión es saber: ¿cuál es la concepción ideológica presente en el proceso pedagógico de la alfabetización? Con la finalidad de responder a esta cuestión, se realizó una investigación etnográfica en dos escuelas públicas del Distrito Federal, destacándose las categorías: concepción pedagógica de la escuela y concepción pedagógica del profesor y el compromiso político, ideológico con el trabajo docente. El objetivo de este artículo es analizar la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización en una perspectiva ideológica. Se verifi có con la investigación que la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización es comprendida como alcanzar metas de alfabetización y alfabetismo. La interdisciplinariedad, currículo integrado, mismo existiendo en los documentos y en las palabras de los entrevistados, en las observaciones directas, no se constató en la práctica. La concepción en una perspectiva ideológica está en el autoconvencimiento que está contribuyendo con el proceso pedagógico de calidad, pero se vuelve contradictorio en el mantenimiento de momentos de entrenamiento para las evaluaciones nacionales a fin de alcanzar resultados satisfactorios.Palabras clave: Alfabetización. Ideología. Proceso Pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389
10.18764/2358-4319.v10n2p103-121
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n2p103-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389/4543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.103-121
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320553029632