Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84159
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_302712c7a95905132f76d5dad81b1ef9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)Birds in Nalik culture: Knowing and acknowledging the voice of a community through action research (Papua New Guinea)Investigação-açãoConhecimentos TradicionaisComunidade IndígenaProjeto EducativoPapua Nova GuinéAction ResearchTraditonal KnowledgeIndigenous CommunityEducational ProjectPapua New GuineaDissertação de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA Papua Nova Guiné é o país com maior número de línguas, cerca de 840 (Lewis, 2009), representando 12% de todos os idiomas falados no mundo (Volker, 2014); além de também armazenar 5% de toda biodiversidade do planeta (WWF, 2017). Estes dados sugerem uma grande diversidade biocultural, que armazena conhecimentos tradicionais de diversos grupos étnicos, muitos dos quais relacionados a plantas e animais; aprimorados durante gerações, num longo processo de interação e relacionamento do ser-humano com a natureza (Maffi, 2007). Este trabalho buscou, por meio de uma abordagem participativa e interdisciplinar, registrar e documentar o modo de vida, além de mitos e lendas folclóricas, sobre aves, presentes no imaginário cultural de um dos diversos grupos étnicos presentes na Papua Nova Guiné, o grupo Nalik. A investigação foi desenvolvida na região das aldeias Madina e Luaupul, na província de New Ireland, durante os meses de setembro a novembro de 2016. Entre os objetivos encontram-se e a contribuição para o empoderamento desta comunidade, pelo processo de reconhecimento de suas raízes e a valorização da sua diversidade biocultural. Os participantes foram alunos do Sexto e Sétimo Ano, da Madina Primary School, além de membros da comunidade local. Esta pesquisa foi conduzida por meio da investigação-ação em quatro etapas: 1. Registro de narrativas orais junto a comunidade e interpretação de suas simbologias no contexto local; 2. Exploração destes registros por intermédio de atividades práticas interdisciplinares, com os alunos, buscando a discussão de temas referentes a cultura Nalik e transposição de elementos das narrativas orais para o discurso escrito e pictórico; 3. Validação e complementação dos textos produzidos pelos alunos, pelos aos membros da comunidade. O material resultante deste processo foi, posteriormente, editado e transformado no livro: A Maani: Birds and Nalik Culture, construído por meio do olhar e das experiências dos participantes, compilando lendas locais, canções tradicionais, além de informações sobre a história e a cultura do povo Nalik.Papua New Guinea has more languages than any other country, about 840 (Lewis, 2009), accounting for 12% of all languages spoken in the world (Volker, 2014). It also has 5% of all biodiversity (WWF, 2017). These data suggest a great biocultural diversity and a subsequent wealth of traditional knowledge of numerous ethnic groups. Much of this is related to plants and animals and is knowledge that has evolved over generations in a long process of human interaction and relationship with nature (Maffi, 2007). Through a participatory and interdisciplinary approach, this work aims to record and document the lifestyle, stories and folk tales about birds present in the cultural imagination of one of the numerous Papua New Guinean ethnic groups, the Nalik people. This research was conducted at Madina and Luaupul villages in New Ireland Province between September and November 2016. Among the intended objectives were enhancing an awareness of cultural biodiversity and contributing to the empowerment of the community through renewed interest in its cultural heritage. The participants were six and seventh year students and members of the local community. Research was conducted through three steps: (1) recording oral narratives in the community, and subsequent interpretation of their symbols in the local context; (2) exploring these recordings through interdisciplinary activities with the students and developing the transposition of oral narratives into drawings and written forms; (3) validating and correcting the students’ texts by the community. The material resulting from this process was subsequently edited and the final output was the short jointly authored book A Maani: Birds and Nalik Culture, created through the eyes and experiences of the participants of the project.2017-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84159http://hdl.handle.net/10316/84159TID:202143910porSilva, Cláudio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:30:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:47.444399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
Birds in Nalik culture: Knowing and acknowledging the voice of a community through action research (Papua New Guinea)
title Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
spellingShingle Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
Silva, Cláudio da
Investigação-ação
Conhecimentos Tradicionais
Comunidade Indígena
Projeto Educativo
Papua Nova Guiné
Action Research
Traditonal Knowledge
Indigenous Community
Educational Project
Papua New Guinea
title_short Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
title_full Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
title_fullStr Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
title_full_unstemmed Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
title_sort Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
author Silva, Cláudio da
author_facet Silva, Cláudio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio da
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Conhecimentos Tradicionais
Comunidade Indígena
Projeto Educativo
Papua Nova Guiné
Action Research
Traditonal Knowledge
Indigenous Community
Educational Project
Papua New Guinea
topic Investigação-ação
Conhecimentos Tradicionais
Comunidade Indígena
Projeto Educativo
Papua Nova Guiné
Action Research
Traditonal Knowledge
Indigenous Community
Educational Project
Papua New Guinea
description Dissertação de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84159
http://hdl.handle.net/10316/84159
TID:202143910
url http://hdl.handle.net/10316/84159
identifier_str_mv TID:202143910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949003300864