A gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, em ambiente SAP, para a avaliação de desempenho de fornecedores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rainho, Catarina Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/51242
Resumo: Como consequência do desenvolvimento e da evolução do mundo atual, existe cada vez mais uma dependência de tudo o que nos rodeia. A este crescente avanço e evolução está intrinsecamente associado o desenvolvimento de métodos de análise nas mais variadíssimas áreas. Desta forma, principalmente em grandes organizações/empresas, torna-se imperativo recorrer ao auxílio de novas metodologias, com vista a gerir de forma conveniente todos os elementos que compõem a empresa.Neste contexto, a importância dos fornecedores externos tem vindo cada vez mais a ocupar um lugar de destaque nas organizações, nomeadamente no que se refere aos fornecedores de produtos químicos da The Navigator Company, dado que qualquer incumprimento, que possa ter origem numa não conformidade despoletada pelo fornecedor, pode comprometer o normal e correto funcionamento da empresa e, no limite, provocar uma paragem não programada das atividades fabris. De entre as várias eventualidades de não conformidades originadas por parte dos fornecedores de produtos químicos, salienta-se a incorreção da rotulagem e/ou identificação do produto, material deteriorado/danificado, material que não corresponde à encomenda, produto fora de validade e/ou de especificação, falha nos prazos de entrega e/ou na quantidade acordada, entre outros. Esta problemática eleva a procura por sistemas de gestão de reclamações a fornecedores, que deverão encontrar-se integrados e alinhados com os sistemas de avaliação de desempenho de fornecedores.Por forma a responder ao quesito supracitado, a The Navigator Company tem como objetivo a implementação, em ambiente SAP no Complexo Industrial da Figueira da Foz, do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, contribuindo este sistema como input para a avaliação de desempenho de fornecedores. A implementação do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos foi desenvolvida em três fases: a fase inicial prendeu-se com a análise do método existente na empresa e com o estudo do sistema a implementar, comparando os dois métodos para verificar quais as alterações a executar; a segunda fase consistiu em testar o sistema de gestão de reclamações em ambiente SAP com a finalidade de verificar quaisquer anomalias que o ambiente pudesse abarcar; a terceira, e última fase, compreendeu a elaboração de guias práticos de utilização, identificação e formação de key users do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, verificação de questões que pudessem ser levantadas no decorrer do processo e colocação das primeiras Notas QM (criação/abertura das não conformidades) em ambiente SAP.Apesar de algumas melhorias encontradas e apontadas como necessárias de concretizar ao sistema, todas as atividades no decorrer do projeto foram desenvolvidas e desempenhadas dentro do expetável.
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