O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Maria do Carmo Madeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1835
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
id RCAP_305c7ac43f6833f5c413a966b9c696f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em crecheportefólionarrativaplanificaçãoautoavaliaçãoreflexãosupervisãonarrativenarrativereflectionsupervisionDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de Supervisão e Orientação PedagógicaNo decorrer do tempo, os conceitos de avaliação, reflexão e supervisão têm sofrido alterações, tendo vindo a ser cada vez mais valorizada a sua relevância no desenvolvimento de uma prática educativa consciente, coerente e de qualidade. Pretende-se que os educadores de infância sejam persistentes, criativos e ultrapassem dificuldades, numa atitude constante de pesquisa e questionamento. Neste contexto, o portefólio surge como uma nova estratégia de avaliação alternativa onde os educadores de infância podem incluir registos escritos, como as narrativas, os diários de aula e as planificações, assim como registos fotográficos, caso entendam ser pertinentes para documentar situações do quotidiano (seja deles próprios ou das crianças). Na elaboração do portefólio, o educador é encorajado a avaliar e a refletir, podendo a aprendizagem ser concebida como um processo supervisivo das práticas educativas. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem tanto dos profissionais que supervisionam como dos que são supervisionados. Nesta pesquisa, tentei perceber as potencialidades do portefólio na prática educativa do educador na valência de creche, na supervisão da sua ação e na avaliação de crianças. Para isso, recorri a uma metodologia qualitativa com base em estudos de caso, com uma amostra de três educadoras da valência de creche, de uma mesma instituição. Todas as educadoras desta pesquisa construíram o seu portefólio reflexivo e participaram em reuniões de equipa mensais com a supervisora. Nestas reuniões era apresentado o trabalho desenvolvido, os pontos negativos e positivos, sendo delineadas novas estratégias de intervenção. No final da pesquisa foi possível reconhecer a pertinência da introdução do portefólio para promover uma maior reflexão e consequente melhoria das práticas educativas. Na sequência deste trabalho é apresentado um projeto em que são definidas linhas orientadoras para o desenvolvimento da prática de supervisão em creche a partir do recurso ao portefólio.Over the time, the concepts of evaluation, reflection and supervision have been changing. Nowadays, these three concepts are considered very important and relevant. It is intended that Childhood Educators are persistent, creative and overcome difficulties, in a constant attitude of search and questioning. Reflective portfolio is a new alternative assessment strategy, where Childhood Educators can include written records, as narratives and class diaries, as well as photographic records, if that is relevant to report everyday experiences (from themselves or the children). In the portfolio’s drafting, the Childhood Educator is encouraged to assess and reflect, and learning is designed as a supervision process. Supervision aims the developing and learning of the professionals who supervise and of the ones who are supervised. In this investigation, I tried to realize the portfolio potentialities in the educational practice of Childhood Educator in crèche, on supervising his actions as well as in children’s assessment. In this regard, I used a qualitative methodology based on a case study, with a sample of three Childhood Educators from crèche, of the same institution. All of the three Research Childhood Educators draft their reflective portfolio and attend monthly team meetings with the supervisor – they presented the work that has been done, the negative and positive points and they set out intervention strategies. In the end of this investigation, Research Childhood Educators considered very important to introduce the reflective portfolio in education, in order to build an educational practice of quality. At the end of this research it was possible to recognize the relevance of the introduction of the portfolio to promote greater reflection and consequent improvement of educational practices.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAvelino, Maria do Carmo Madeira2017-08-14T09:22:54Z2016-05-112016-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1835TID:201203111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:49.818788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
title O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
spellingShingle O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
Avelino, Maria do Carmo Madeira
portefólio
narrativa
planificação
autoavaliação
reflexão
supervisão
narrative
narrative
reflection
supervision
title_short O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
title_full O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
title_fullStr O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
title_full_unstemmed O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
title_sort O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche
author Avelino, Maria do Carmo Madeira
author_facet Avelino, Maria do Carmo Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Maria do Carmo Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv portefólio
narrativa
planificação
autoavaliação
reflexão
supervisão
narrative
narrative
reflection
supervision
topic portefólio
narrativa
planificação
autoavaliação
reflexão
supervisão
narrative
narrative
reflection
supervision
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-11
2016-05-11T00:00:00Z
2017-08-14T09:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1835
TID:201203111
url http://hdl.handle.net/10400.15/1835
identifier_str_mv TID:201203111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028428791808