A organização do espaço e dos materiais na educação de infância: um percurso de vivências e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marli Sofia Picado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29447
Resumo: O presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a concretização de um estudo transversal aos dois contextos educativos nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância, sendo a temática em estudo A Organização do Espaço e dos Materiais na Educação de Infância. Neste estudo, procurei compreender de que forma eram pensados e organizados, pelas educadoras de infância cooperantes, os espaços e materiais das salas de atividades; de que forma as crianças se apropriavam desses espaços e materiais; e como poderei, futuramente, organizar a minha sala de atividades e promover momentos desafiadores e promotores de aprendizagem consoante os recursos disponíveis. Foi desta forma que procurei dar resposta à questão de partida: “Como potencializar espaços e materiais desafiadores na creche e no jardim-de-infância?” Como tal, a presente investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação, integrada nas metodologias da investigação qualitativa e da qual fazem parte procedimentos de recolha e de tratamento de informação que apoiam todo o processo de investigação, nomeadamente, a consulta documental, a observação, cujos registos se operacionalizaram através da fotografia e das notas de campo e as entrevistas. As experiências vivenciadas durante os momentos de estágio de ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora de infância, assim como as das educadoras de infância cooperantes, encontram-se explícitas e refletidas por toda a extensão do relatório. Como tal, também as intervenções realizadas nesses contextos educativos, auxiliaram a investigação, no sentido de promover melhorias significativas que me levaram a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O processo de intervenção e investigação permitiu-me compreender a importância da organização do espaço e dos materiais no processo de aprendizagem das crianças, na medida em que, quanto maior for a diversidade maiores irão ser as oportunidades e possibilidades das crianças explorarem e se envolverem, com determinação, em experiências ricas e estimulantes.
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Foi desta forma que procurei dar resposta à questão de partida: “Como potencializar espaços e materiais desafiadores na creche e no jardim-de-infância?” Como tal, a presente investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação, integrada nas metodologias da investigação qualitativa e da qual fazem parte procedimentos de recolha e de tratamento de informação que apoiam todo o processo de investigação, nomeadamente, a consulta documental, a observação, cujos registos se operacionalizaram através da fotografia e das notas de campo e as entrevistas. As experiências vivenciadas durante os momentos de estágio de ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora de infância, assim como as das educadoras de infância cooperantes, encontram-se explícitas e refletidas por toda a extensão do relatório. Como tal, também as intervenções realizadas nesses contextos educativos, auxiliaram a investigação, no sentido de promover melhorias significativas que me levaram a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O processo de intervenção e investigação permitiu-me compreender a importância da organização do espaço e dos materiais no processo de aprendizagem das crianças, na medida em que, quanto maior for a diversidade maiores irão ser as oportunidades e possibilidades das crianças explorarem e se envolverem, com determinação, em experiências ricas e estimulantes.The following Research Project report presents the concretization of a transversal study to both educational contexts in which internships were developed: Nursery school and Kindergarten, The space and materials organization in childcare was the main study focus. In this study I tried to comprehend in which way the spaces and the materials of the classrooms were organized and thought out by the collaborative childcare professionals; in what way would the children appropriate those space and materials; and how I could organize my classroom in the future in order to promote challenging and learning moments according to the available resources. Thus, this way I tried to answer the key question: “How to enhance a challenging feature in the spaces and materials in nursery school and kindergarten?” Consequently, the present investigation was developed through research-action methodology, integrated in the qualitative investigation methodologies in which data gathering and information processing procedures take part supporting the whole research process, in particular, documentary check, the observation, whose records were operationalized through photography, field notes and interviews. The experiences lived through the internship of both educational contexts, my own perspectives and conceptions as a future childcare professional as well as the own collaborative childcare professionals perspectives are reflected through the entire extension of the report. Consequently, even the interventions performed on those educational contexts assisted the investigation, in order to promote significant improvement which led me to a deep reflection on the whole investigation process. The intervention and research process allowed me to comprehend the importance of the spatial and material organization in the children learning process, as far as , the bigger the diversity the bigger will be the possibilities and opportunities for the children to explore and embrace with determination in rich and stimulating experiences.Correia, Isabel Maria TomázioRepositório ComumRosa, Marli Sofia Picado2019-08-01T09:33:16Z2019-072019-082019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29447TID:202275736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:57.815707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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