Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Beatriz Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46372
Resumo: O tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças.
id RCAP_64e4e7733da1d9c09f2599a5d0c01c40
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturaisNaturezaEspaço exteriorCrecheJardim-de-infânciaNatureOuter spaceNurseryKindergartenO tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças.The theme of this research project report is the contact with nature and natural elements and aims to understand the importance of this contact and how to promote it in the context of nursery and kindergarten. Following a qualitative and action-research methodology, throughout the internships carried out, it was possible for me to get to know the contexts and actors involved in the investigation. The procedures for collecting information were observation, field notes that are part of informal conversations, reflections with cooperating educators and multimedia records, documentary research and semi-structured interviews. In the internships contexts, I came across different realities, being that in nursery the children had little contact with nature and in kindergarten that contact was regular. The interventions described and analyzed were selected considering their relevance in relation to the project’s theme, since I intervened in order to promote contact with nature and with natural elements in both contexts. This study allows to understand the importance of contact with nature in childhood, as well as the benefits from this contact for the development of children.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumTomé, Beatriz Ferreira2023-09-04T15:02:30Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46372TID:203367022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.099360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
title Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
spellingShingle Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
Tomé, Beatriz Ferreira
Natureza
Espaço exterior
Creche
Jardim-de-infância
Nature
Outer space
Nursery
Kindergarten
title_short Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
title_full Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
title_fullStr Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
title_full_unstemmed Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
title_sort Infância e natureza: a importância do contacto com a natureza e com elementos naturais
author Tomé, Beatriz Ferreira
author_facet Tomé, Beatriz Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Beatriz Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Espaço exterior
Creche
Jardim-de-infância
Nature
Outer space
Nursery
Kindergarten
topic Natureza
Espaço exterior
Creche
Jardim-de-infância
Nature
Outer space
Nursery
Kindergarten
description O tema do presente relatório do projeto de investigação é o contacto com a natureza e com elementos naturais e tem como finalidade compreender a importância desse contacto e como o promover em contexto de creche e de jardim-de-infância. Seguindo uma metodologia qualitativa e inspirada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados foi-me possível conhecer os contextos e os intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação utilizados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes e os registos multimédia, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Nos contextos de estágio deparei-me com realidades diferentes, sendo que em creche as crianças pouco contactavam com a natureza e em jardim-de-infância esse contacto era regular. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover o contacto com a natureza e com elementos naturais em ambos os contextos. Este estudo permite compreender a importância do contacto com a natureza na infância, bem como os benefícios provenientes deste contacto para o desenvolvimento das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T15:02:30Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46372
TID:203367022
url http://hdl.handle.net/10400.26/46372
identifier_str_mv TID:203367022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408298131456