Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15745 |
Resumo: | Este texto apresenta, de uma forma sumária, o estudo desenvolvido no âmbito da minha tese de doutoramento centrada na caracterização do conhecimento profissional do professor de Matemática e na análise das influências das experiências formativas e do papel dos materiais curriculares na construção desse conhecimento. Dos seus resultados, o estudo permite destacar a natureza multidimensional do conhecimento profissional, realçar o papel determinante das sucessivas experiências formativas vividas pelo professor e evidenciar a importância dos materiais curriculares, e do manual escolar, como fontes da construção desse conhecimento. O texto aborda, de uma forma mais detalhada, as influências dos materiais curriculares na construção do conhecimento profissional dos professores participantes no estudo. |
id |
RCAP_3060924b000e75e2c4f16a8d5c4eed3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curricularesConhecimento profissionalManual escolarMateriais curricularesProfessor de matemáticaEste texto apresenta, de uma forma sumária, o estudo desenvolvido no âmbito da minha tese de doutoramento centrada na caracterização do conhecimento profissional do professor de Matemática e na análise das influências das experiências formativas e do papel dos materiais curriculares na construção desse conhecimento. Dos seus resultados, o estudo permite destacar a natureza multidimensional do conhecimento profissional, realçar o papel determinante das sucessivas experiências formativas vividas pelo professor e evidenciar a importância dos materiais curriculares, e do manual escolar, como fontes da construção desse conhecimento. O texto aborda, de uma forma mais detalhada, as influências dos materiais curriculares na construção do conhecimento profissional dos professores participantes no estudo.Universidade Jean Piaget de Cabo VerdeBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2018-02-14T15:48:31Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15745porPires, Manuel Vara (2007). Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares. Contacto. Cabo Verde. p. 113-127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:04.592160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
title |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
spellingShingle |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares Pires, Manuel Vara Conhecimento profissional Manual escolar Materiais curriculares Professor de matemática |
title_short |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
title_full |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
title_fullStr |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
title_full_unstemmed |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
title_sort |
Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento profissional Manual escolar Materiais curriculares Professor de matemática |
topic |
Conhecimento profissional Manual escolar Materiais curriculares Professor de matemática |
description |
Este texto apresenta, de uma forma sumária, o estudo desenvolvido no âmbito da minha tese de doutoramento centrada na caracterização do conhecimento profissional do professor de Matemática e na análise das influências das experiências formativas e do papel dos materiais curriculares na construção desse conhecimento. Dos seus resultados, o estudo permite destacar a natureza multidimensional do conhecimento profissional, realçar o papel determinante das sucessivas experiências formativas vividas pelo professor e evidenciar a importância dos materiais curriculares, e do manual escolar, como fontes da construção desse conhecimento. O texto aborda, de uma forma mais detalhada, as influências dos materiais curriculares na construção do conhecimento profissional dos professores participantes no estudo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2018-02-14T15:48:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15745 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara (2007). Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares. Contacto. Cabo Verde. p. 113-127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135299778904064 |