Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA,JONEI CERQUEIRA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA,ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300137
Resumo: RESUMO O presente estudo focaliza as diferenças entre as mensagens de materiais curriculares para professores que ensinam matemática e as mensagens de práticas pedagógicas que utilizam. Para tal, usamos dados secundários vindos da observação de duas práticas pedagógicas, nas quais, respectivamente, uma professora em exercício e um futuro professor utilizaram-se desses materiais. Dados de entrevistas também foram usados. A análise sugere que materiais curriculares para professores que ilustram apenas uma mensagem de prática pedagógica não mostram os conflitos com outras mensagens. Por decorrência, concluímos que, para dar visibilidade ao escopo de realizações contextuais com um material curricular, esse deve comunicar diferentes mensagens.
id UFRJ-8_eac1ffeadbe5e57ab05e6373949c42c6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300137
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Materiais curriculares e professores que ensinam MatemáticaProfessoresMateriaisCurrículoFormaçãoRESUMO O presente estudo focaliza as diferenças entre as mensagens de materiais curriculares para professores que ensinam matemática e as mensagens de práticas pedagógicas que utilizam. Para tal, usamos dados secundários vindos da observação de duas práticas pedagógicas, nas quais, respectivamente, uma professora em exercício e um futuro professor utilizaram-se desses materiais. Dados de entrevistas também foram usados. A análise sugere que materiais curriculares para professores que ilustram apenas uma mensagem de prática pedagógica não mostram os conflitos com outras mensagens. Por decorrência, concluímos que, para dar visibilidade ao escopo de realizações contextuais com um material curricular, esse deve comunicar diferentes mensagens.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300137Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0011info:eu-repo/semantics/openAccessBARBOSA,JONEI CERQUEIRAOLIVEIRA,ANDRÉIA MARIA PEREIRA DEpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300137Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
title Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
spellingShingle Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
BARBOSA,JONEI CERQUEIRA
Professores
Materiais
Currículo
Formação
title_short Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
title_full Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
title_fullStr Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
title_full_unstemmed Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
title_sort Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
author BARBOSA,JONEI CERQUEIRA
author_facet BARBOSA,JONEI CERQUEIRA
OLIVEIRA,ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE
author_role author
author2 OLIVEIRA,ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA,JONEI CERQUEIRA
OLIVEIRA,ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Materiais
Currículo
Formação
topic Professores
Materiais
Currículo
Formação
description RESUMO O presente estudo focaliza as diferenças entre as mensagens de materiais curriculares para professores que ensinam matemática e as mensagens de práticas pedagógicas que utilizam. Para tal, usamos dados secundários vindos da observação de duas práticas pedagógicas, nas quais, respectivamente, uma professora em exercício e um futuro professor utilizaram-se desses materiais. Dados de entrevistas também foram usados. A análise sugere que materiais curriculares para professores que ilustram apenas uma mensagem de prática pedagógica não mostram os conflitos com outras mensagens. Por decorrência, concluímos que, para dar visibilidade ao escopo de realizações contextuais com um material curricular, esse deve comunicar diferentes mensagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300137
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208470081536