O Mindfulness na prática guitarrística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68689 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_30638651307a0ddbae8946dfa175dde2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68689 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Mindfulness na prática guitarrísticaMindfulness in guitar practiceAtençãoConsciênciaGuitarraMindfulnessMúsica de câmaraAttentionAwarenessGuitarMusic chamberCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório, elaborado no âmbito do Estágio Profissional integrado no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, descreve um Projeto de Intervenção Pedagógica implementado durante o ano letivo de 2018/2019, realizado no Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, nos grupos de recrutamento (M11) Guitarra Clássica e com especial enfoque em (M32) Classe de Conjunto. O Projeto Intervenção Pedagógica foi implantado com dezanove alunos participantes da Orquestra de Guitarras (M32). O projeto pretendeu investigar o impacto da inclusão do mindfulness no contexto do ensino especializado de música, mais concretamente em música de câmara, no qual pretendeu verificar se o mindfulness poderia potenciar os resultados dos alunos na sua capacidade de atenção e consciência, mediante a realização de exercícios de mindfulness no início das aulas de música de câmara. A avaliação da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica e obtenção de dados foi levada a cabo por meio de quatro questionários, em que se pretendeu aferir, desde a opinião dos alunos sobre a temática em questão, os níveis de disposição mindfulness e a valorização sobre a intervenção do projeto. Apesar das grandes limitações metodológicas, os resultados obtidos permitiram deduzir que, a inclusão do mindfulness junto dos alunos, ofereceu benefícios e vantagens importantes para o seu desenvolvimento nas aulas de música de câmara. Os próprios alunos consideraram que o projeto contribuiu para seu desenvolvimento individual e do grupo, por meio do mindfulness, considerando que contribuiu para melhorar a sua atenção, consciência, foco, concentração, performance, comportamento e ambiente de sala de aula.The current Internship report, integrated in the master’s in music education from the University of Minho, describes the Pedagogical Intervention Project implemented during the 2018/2019 school year, held at Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, in the disciplinary groups (M11) Classical Guitar and with special focus on (M32) Music Chamber. The intervention project was implemented with nineteen students from the Guitar Orchestra (M32). The project aimed to investigate the impact of the inclusion of mindfulness in the context of specialized music education, more specifically in chamber music, which pretended to verify if mindfulness could enhance students' results in their attention and awareness capacity by performing mindfulness exercises at the beginning of chamber music class. The evaluation of the implementation of the Pedagogical Intervention Project and data collection was carried out by means of four questionnaires, in which it was intended to gauge, from the students' opinion about the theme in question, the levels of mindfulness disposition and the appreciation of the project's intervention. Despite the major methodological limitations, the results obtained allowed us to deduce that, the inclusion of mindfulness among students, offered benefits and important advantages for their development in chamber music classes. The students themselves considered that the project as contributed to their individual and group development, through mindfulness, considering that contributed to improve their attention, awareness, focus, concentration, performance, behavior and classroom environment.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoLopes, João Paulo Santos20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68689por202537390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:41.723362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Mindfulness na prática guitarrística Mindfulness in guitar practice |
title |
O Mindfulness na prática guitarrística |
spellingShingle |
O Mindfulness na prática guitarrística Lopes, João Paulo Santos Atenção Consciência Guitarra Mindfulness Música de câmara Attention Awareness Guitar Music chamber Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Mindfulness na prática guitarrística |
title_full |
O Mindfulness na prática guitarrística |
title_fullStr |
O Mindfulness na prática guitarrística |
title_full_unstemmed |
O Mindfulness na prática guitarrística |
title_sort |
O Mindfulness na prática guitarrística |
author |
Lopes, João Paulo Santos |
author_facet |
Lopes, João Paulo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abeijón, Ricardo Iván Barceló Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Paulo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Consciência Guitarra Mindfulness Música de câmara Attention Awareness Guitar Music chamber Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atenção Consciência Guitarra Mindfulness Música de câmara Attention Awareness Guitar Music chamber Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68689 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202537390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132897560494080 |