O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Daniela Henriques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30089
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_306fde386b9335829e11a7033eb4103c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiroInteligência EmocionalLiderança TransformacionalLiderança ServenteSatisfaçãoComportamento da Cidadania OrganizacionalDesempenhoHotelariaEmotional IntelligenceTransformational LeadershipServant LeadershipSatisfactionOrganizational Citizenship BehaviorPerformanceHospitality IndustryMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO presente estudo visa compreender o papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente e as consequências nos seus seguidores, centrando-se no setor hoteleiro em Portugal. A investigação tem como objetivo estudar a relação entre a inteligência emocional e a liderança (servente e transformacional), assim como a influência positiva destes dois estilos de liderança na satisfação no trabalho, desempenho e comportamento de cidadania organizacional dos colaboradores. Na atualidade, a inteligência emocional e a sua relação com a liderança tem vindo a ser cada vez mais relevante, por ser percetível que com a consciencialização deste tema e com a aplicação de medidas, irá desencadear consequências positivas no comportamento do colaborador. O desenho de investigação deste trabalho adota uma filosofia positiva com metodologia quantitativa, utilizando um modelo de equações estruturais a partir de uma amostra de 219 colaboradores que pertencem ao setor hoteleiro. Os resultados demonstram evidencias positivas que suportam a importância da inteligência emocional na liderança transformacional e servente no setor hoteleiro. Os resultados evidenciam ainda efeitos destas duas formas de influência nas consequências individuais identificadas no setor hoteleiro, com exceção da relação entre a liderança transformacional e o desempenho individual. Este trabalho apresenta contribuições teóricas e de natureza prática, traduzíveis à prática e conhecimento do setor hoteleiro português. Limitações e recomendações de investigação futura são apresentadas no final do trabalho.This study intends to understand the role of emotional intelligence in transformational and servant leadership and the consequences for their followers, focusing on the hospitality industry in Portugal. The research thus aims to study the relationship between emotional intelligence and leadership (servant and transformational), as well as the positive influence of these two leadership styles on the satisfaction, performance, and organizational citizenship behavior. Nowadays, emotional intelligence and its relationship with leadership has become increasingly relevant, the awareness of this issue and the application of measures will have positive consequences on employee behavior. The research design of this study adopted a positive philosophy with quantitative methodology, using a structural equation model from a sample of 219 employees from the hotel sector. The results show positive evidence that supports the importance of emotional leadership in transformational leadership and servant leadership in the hotel sector. The results also show effects of these two forms of influence on the individual consequences identified in the hotel sector, except for the relationship between transformational leadership and individual performance. This work makes theoretical and practical contributions, translatable to the practice and knowledge of the hospitality industry. Limitations and recommendations for future research are presented at the end of the paper.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, TiagoRepositório da Universidade de LisboaPinto, Andreia Daniela Henriques2024-02-09T10:49:42Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30089porPinto, Andreia Daniela Henriques (2023). “O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:39.160387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
title O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
spellingShingle O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
Pinto, Andreia Daniela Henriques
Inteligência Emocional
Liderança Transformacional
Liderança Servente
Satisfação
Comportamento da Cidadania Organizacional
Desempenho
Hotelaria
Emotional Intelligence
Transformational Leadership
Servant Leadership
Satisfaction
Organizational Citizenship Behavior
Performance
Hospitality Industry
title_short O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
title_full O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
title_fullStr O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
title_full_unstemmed O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
title_sort O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
author Pinto, Andreia Daniela Henriques
author_facet Pinto, Andreia Daniela Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Tiago
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andreia Daniela Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
Liderança Transformacional
Liderança Servente
Satisfação
Comportamento da Cidadania Organizacional
Desempenho
Hotelaria
Emotional Intelligence
Transformational Leadership
Servant Leadership
Satisfaction
Organizational Citizenship Behavior
Performance
Hospitality Industry
topic Inteligência Emocional
Liderança Transformacional
Liderança Servente
Satisfação
Comportamento da Cidadania Organizacional
Desempenho
Hotelaria
Emotional Intelligence
Transformational Leadership
Servant Leadership
Satisfaction
Organizational Citizenship Behavior
Performance
Hospitality Industry
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-02-09T10:49:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30089
url http://hdl.handle.net/10400.5/30089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, Andreia Daniela Henriques (2023). “O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137426924371968