O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30089 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_306fde386b9335829e11a7033eb4103c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiroInteligência EmocionalLiderança TransformacionalLiderança ServenteSatisfaçãoComportamento da Cidadania OrganizacionalDesempenhoHotelariaEmotional IntelligenceTransformational LeadershipServant LeadershipSatisfactionOrganizational Citizenship BehaviorPerformanceHospitality IndustryMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO presente estudo visa compreender o papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente e as consequências nos seus seguidores, centrando-se no setor hoteleiro em Portugal. A investigação tem como objetivo estudar a relação entre a inteligência emocional e a liderança (servente e transformacional), assim como a influência positiva destes dois estilos de liderança na satisfação no trabalho, desempenho e comportamento de cidadania organizacional dos colaboradores. Na atualidade, a inteligência emocional e a sua relação com a liderança tem vindo a ser cada vez mais relevante, por ser percetível que com a consciencialização deste tema e com a aplicação de medidas, irá desencadear consequências positivas no comportamento do colaborador. O desenho de investigação deste trabalho adota uma filosofia positiva com metodologia quantitativa, utilizando um modelo de equações estruturais a partir de uma amostra de 219 colaboradores que pertencem ao setor hoteleiro. Os resultados demonstram evidencias positivas que suportam a importância da inteligência emocional na liderança transformacional e servente no setor hoteleiro. Os resultados evidenciam ainda efeitos destas duas formas de influência nas consequências individuais identificadas no setor hoteleiro, com exceção da relação entre a liderança transformacional e o desempenho individual. Este trabalho apresenta contribuições teóricas e de natureza prática, traduzíveis à prática e conhecimento do setor hoteleiro português. Limitações e recomendações de investigação futura são apresentadas no final do trabalho.This study intends to understand the role of emotional intelligence in transformational and servant leadership and the consequences for their followers, focusing on the hospitality industry in Portugal. The research thus aims to study the relationship between emotional intelligence and leadership (servant and transformational), as well as the positive influence of these two leadership styles on the satisfaction, performance, and organizational citizenship behavior. Nowadays, emotional intelligence and its relationship with leadership has become increasingly relevant, the awareness of this issue and the application of measures will have positive consequences on employee behavior. The research design of this study adopted a positive philosophy with quantitative methodology, using a structural equation model from a sample of 219 employees from the hotel sector. The results show positive evidence that supports the importance of emotional leadership in transformational leadership and servant leadership in the hotel sector. The results also show effects of these two forms of influence on the individual consequences identified in the hotel sector, except for the relationship between transformational leadership and individual performance. This work makes theoretical and practical contributions, translatable to the practice and knowledge of the hospitality industry. Limitations and recommendations for future research are presented at the end of the paper.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, TiagoRepositório da Universidade de LisboaPinto, Andreia Daniela Henriques2024-02-09T10:49:42Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30089porPinto, Andreia Daniela Henriques (2023). “O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:39.160387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
title |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
spellingShingle |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro Pinto, Andreia Daniela Henriques Inteligência Emocional Liderança Transformacional Liderança Servente Satisfação Comportamento da Cidadania Organizacional Desempenho Hotelaria Emotional Intelligence Transformational Leadership Servant Leadership Satisfaction Organizational Citizenship Behavior Performance Hospitality Industry |
title_short |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
title_full |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
title_fullStr |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
title_full_unstemmed |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
title_sort |
O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro |
author |
Pinto, Andreia Daniela Henriques |
author_facet |
Pinto, Andreia Daniela Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Tiago Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Andreia Daniela Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Emocional Liderança Transformacional Liderança Servente Satisfação Comportamento da Cidadania Organizacional Desempenho Hotelaria Emotional Intelligence Transformational Leadership Servant Leadership Satisfaction Organizational Citizenship Behavior Performance Hospitality Industry |
topic |
Inteligência Emocional Liderança Transformacional Liderança Servente Satisfação Comportamento da Cidadania Organizacional Desempenho Hotelaria Emotional Intelligence Transformational Leadership Servant Leadership Satisfaction Organizational Citizenship Behavior Performance Hospitality Industry |
description |
Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10 2023-10-01T00:00:00Z 2024-02-09T10:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30089 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, Andreia Daniela Henriques (2023). “O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente : consequências individuais no setor hoteleiro”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137426924371968 |