O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Maria Gorete Pires
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50945
Resumo: Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.
id RCAP_30734b4723e4a1aa2f37445eff91aa2e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da GeometriaThe contribution of discussion group to overcome difficulties felt by students in learning GeometryDificuldades na aprendizagem da GeometriaDiscussão em grupoDifficulties in learning GeometryDiscussion in groupCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.This article seeks to understand the contributions which the discussion in small or large group, to overcome difficulties experienced by students of 10th year of schooling in Geometry. We opted for a qualitative methodology based on the descriptive and interpretative paradigm, following the case study mode. The participants were two groups of students in a 10th grade class (on average 15 years old). The data was collected through participant observation, documentary analysis and group interviews. The results of the experiment suggest that the small group discussion helped students overcome difficulties in learning geometry in situations involving concepts and mathematical reasoning. However, the discussion in large group became instrumental in most situations, whose reasoning is revealed more complex.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e MatemáticasUniversidade do MinhoBranco, Maria Gorete PiresMartinho, Maria Helena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50945porBranco, M. G. P., & Martinho, M. H. (2015). O Contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria. REVEMAT. Florianópolis (SC),10(2), 76-1061981-132210.5007/1981-1322.2015v10n2p76https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p76info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:24.081964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
The contribution of discussion group to overcome difficulties felt by students in learning Geometry
title O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
spellingShingle O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
Branco, Maria Gorete Pires
Dificuldades na aprendizagem da Geometria
Discussão em grupo
Difficulties in learning Geometry
Discussion in group
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
title_full O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
title_fullStr O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
title_full_unstemmed O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
title_sort O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
author Branco, Maria Gorete Pires
author_facet Branco, Maria Gorete Pires
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Martinho, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Maria Gorete Pires
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem da Geometria
Discussão em grupo
Difficulties in learning Geometry
Discussion in group
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dificuldades na aprendizagem da Geometria
Discussão em grupo
Difficulties in learning Geometry
Discussion in group
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50945
url http://hdl.handle.net/1822/50945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Branco, M. G. P., & Martinho, M. H. (2015). O Contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria. REVEMAT. Florianópolis (SC),10(2), 76-106
1981-1322
10.5007/1981-1322.2015v10n2p76
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132258513190912