O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50945 |
Resumo: | Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos. |
id |
RCAP_30734b4723e4a1aa2f37445eff91aa2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da GeometriaThe contribution of discussion group to overcome difficulties felt by students in learning GeometryDificuldades na aprendizagem da GeometriaDiscussão em grupoDifficulties in learning GeometryDiscussion in groupCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.This article seeks to understand the contributions which the discussion in small or large group, to overcome difficulties experienced by students of 10th year of schooling in Geometry. We opted for a qualitative methodology based on the descriptive and interpretative paradigm, following the case study mode. The participants were two groups of students in a 10th grade class (on average 15 years old). The data was collected through participant observation, documentary analysis and group interviews. The results of the experiment suggest that the small group discussion helped students overcome difficulties in learning geometry in situations involving concepts and mathematical reasoning. However, the discussion in large group became instrumental in most situations, whose reasoning is revealed more complex.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e MatemáticasUniversidade do MinhoBranco, Maria Gorete PiresMartinho, Maria Helena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50945porBranco, M. G. P., & Martinho, M. H. (2015). O Contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria. REVEMAT. Florianópolis (SC),10(2), 76-1061981-132210.5007/1981-1322.2015v10n2p76https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p76info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:24.081964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria The contribution of discussion group to overcome difficulties felt by students in learning Geometry |
title |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
spellingShingle |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria Branco, Maria Gorete Pires Dificuldades na aprendizagem da Geometria Discussão em grupo Difficulties in learning Geometry Discussion in group Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
title_full |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
title_fullStr |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
title_full_unstemmed |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
title_sort |
O contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria |
author |
Branco, Maria Gorete Pires |
author_facet |
Branco, Maria Gorete Pires Martinho, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Martinho, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Maria Gorete Pires Martinho, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades na aprendizagem da Geometria Discussão em grupo Difficulties in learning Geometry Discussion in group Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Dificuldades na aprendizagem da Geometria Discussão em grupo Difficulties in learning Geometry Discussion in group Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50945 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Branco, M. G. P., & Martinho, M. H. (2015). O Contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria. REVEMAT. Florianópolis (SC),10(2), 76-106 1981-1322 10.5007/1981-1322.2015v10n2p76 https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132258513190912 |