Metamorfoses musicais em concerto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8444 |
Resumo: | Uma transcrição musical consiste numa composição adaptada de uma obra original para outra instrumentação, que não a inicialmente definida pelo compositor. Nestas, o conteúdo original tende a permanecer o mais fiel possível (De Vente, 2005). A partir do século XIX esta prática tornou-se corrente e prolífica. Atualmente, o uso de transcrições é bastante comum, especialmente quando destinado a instrumentos musicais com uma história recente devido à sua falta de repertório canónico. Um instrumento característico deste último grupo é o saxofone para o qual se tem transcrito uma grande quantidade de obras com especial ênfase nos períodos barroco e romântico. Nesta monografia detalho uma abordagem metodológica à transcrição musical que visa expandir o repertório para saxofone para além dos períodos barroco e romântico, assim como instrumentações e desafios diversos no processo de adaptação tais como: adaptar obras polifónicas para um instrumento monofónico, transcrever gestos técnicos e específicos de um instrumento de corda e criar continuidades sonoras típicas do uso do pedal no piano no saxofone. O processo de transcrição descrito nesta monografia impõe uma metamorfose timbrica às obras originais e oferece ao ouvinte uma perspectiva diferente sobre o conteúdo musical assim como questiona conceitos de autenticidade e autoria. Quatro composições que seguem a atual proposta de transcrição são apresentadas e documentadas. De ressaltar a diversidade de escolhas do repertório transcrito em termos de estilo, e instrumentação que se traduzem num grande desafio na adaptação ao saxofone, entre estas: Dream, John Cage, Chaccone em Sol menor, Tomaso Vitali, Fratres, Arvo Pärt e o Inverno das Quatro Estações, Antonio Vivaldi. |
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Metamorfoses musicais em concertoSaxofoneTranscriçãoJohn CageTomaso VitaliArvo PärtAntonio VivaldiSaxophoneTranscriptionUma transcrição musical consiste numa composição adaptada de uma obra original para outra instrumentação, que não a inicialmente definida pelo compositor. Nestas, o conteúdo original tende a permanecer o mais fiel possível (De Vente, 2005). A partir do século XIX esta prática tornou-se corrente e prolífica. Atualmente, o uso de transcrições é bastante comum, especialmente quando destinado a instrumentos musicais com uma história recente devido à sua falta de repertório canónico. Um instrumento característico deste último grupo é o saxofone para o qual se tem transcrito uma grande quantidade de obras com especial ênfase nos períodos barroco e romântico. Nesta monografia detalho uma abordagem metodológica à transcrição musical que visa expandir o repertório para saxofone para além dos períodos barroco e romântico, assim como instrumentações e desafios diversos no processo de adaptação tais como: adaptar obras polifónicas para um instrumento monofónico, transcrever gestos técnicos e específicos de um instrumento de corda e criar continuidades sonoras típicas do uso do pedal no piano no saxofone. O processo de transcrição descrito nesta monografia impõe uma metamorfose timbrica às obras originais e oferece ao ouvinte uma perspectiva diferente sobre o conteúdo musical assim como questiona conceitos de autenticidade e autoria. Quatro composições que seguem a atual proposta de transcrição são apresentadas e documentadas. De ressaltar a diversidade de escolhas do repertório transcrito em termos de estilo, e instrumentação que se traduzem num grande desafio na adaptação ao saxofone, entre estas: Dream, John Cage, Chaccone em Sol menor, Tomaso Vitali, Fratres, Arvo Pärt e o Inverno das Quatro Estações, Antonio Vivaldi.A musical transcription is a version of an original piece for an instrumentation other than the original, where the content tends to remain as close as (De Vente, 2005). From the XIX century on, this practice has become prolific. Today, musical transcriptions are common, especially featuring musical instruments with a recent history due to their lack of canonical repertoire. A typical instrument of the previous group is the saxophone, for which there are a lot of transcribed works with special emphasis on baroque and romantic periods. In this monograph, I detail a methodological approach to musical transcription which aims to expand the saxophone repertoire beyond the common transcriptions from baroque and romantic periods repertoire written for this instrument. Furthermore, I approach unusual instrumentations and challenges in the adaptation process in comparison to previous approaches, such as: transcribing polyphonic pieces for a monophonic instrument, adapting technical and specific gestures from string instruments, and create a sound continuum on the saxophone typical of piano pedal technique. While changing the carrier of the original music message, my focus is to capture the idiosyncratic nature of each transcribed piece. The transcription process described here results in pieces which offer to the listener a different perspective of the original content of the transcribed musical material as well as questions concepts of authenticity and authorship. Four compositions that follow the current methodological approach are presented and documented here: Dream by John Cage; Chaccone Sol m by Tomaso Vitali; Fratres by Arvo Pärt; and the Winter from the Four Seasons by Antonio Vivaldi. These pieces were chosen based on their diversity in terms of style, instrumentation and instrumentation, thus posing additional challenges in their adaptation to the saxophone.Almeida, Gilberto Bernardes deCoimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho2016-07-26T17:34:25Z2016-07-082016-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8444TID:201216663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:33.361224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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