Avaliação digital autêntica: questões e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11488 |
Resumo: | A expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais. |
id |
RCAP_307e16a26d621403dc8bffd28fe3f874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação digital autêntica: questões e desafiosAuthentic digital assessment: issues and challengesAtividades autênticasAutenticidadeAvaliação digitalCompetências digitaisAuthentic activitiesAuthenticityDigital assessmentDigital competencesODS::04:Educação de QualidadeA expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.The term authentic assessment in education has been gaining increasing visibility even though it is subject to diverse interpretations as found in the literature. It is pointed out, however, that the starting point is the enhancement of authenticity in learning and the connection to real or professional life. This article explores these different interpretations by highlighting elements that distinguish them and by exemplifying the use of authentic assessment in digital learning scenarios. Implementing authentic assessment involves defining and designing authentic activities, which raises challenges, particularly at primary or secondary education levels. So, we present a proposal for 5 criteria to assess the authenticity of a given activity: relation to the real world, nature of the activity, complexity, adequacy of the conditions of performance, and adequacy of the assessment. Since the relationship with the real world is the determining criterion, we have defined three degrees of authenticity for application in the different degrees of teaching, accompanied by illustrative examples. Finally, we seek to elucidate how authentic digital assessment shapes the contexts for developing desirable competences in today's society, including digital competences.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoOliveira, IsolinaPereira, Alda2021-12-14T15:51:28Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11488porOliveira, Isolina; Pereira, Alda - Avaliação digital autêntica: questões e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 22-402182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.574756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios Authentic digital assessment: issues and challenges |
title |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
spellingShingle |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios Oliveira, Isolina Atividades autênticas Autenticidade Avaliação digital Competências digitais Authentic activities Authenticity Digital assessment Digital competences ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
title_full |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
title_fullStr |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
title_full_unstemmed |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
title_sort |
Avaliação digital autêntica: questões e desafios |
author |
Oliveira, Isolina |
author_facet |
Oliveira, Isolina Pereira, Alda |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Alda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina Pereira, Alda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades autênticas Autenticidade Avaliação digital Competências digitais Authentic activities Authenticity Digital assessment Digital competences ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Atividades autênticas Autenticidade Avaliação digital Competências digitais Authentic activities Authenticity Digital assessment Digital competences ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T15:51:28Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11488 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina; Pereira, Alda - Avaliação digital autêntica: questões e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 22-40 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135097654345728 |