Avaliação digital autêntica: questões e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Alda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11488
Resumo: A expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.
id RCAP_307e16a26d621403dc8bffd28fe3f874
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação digital autêntica: questões e desafiosAuthentic digital assessment: issues and challengesAtividades autênticasAutenticidadeAvaliação digitalCompetências digitaisAuthentic activitiesAuthenticityDigital assessmentDigital competencesODS::04:Educação de QualidadeA expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.The term authentic assessment in education has been gaining increasing visibility even though it is subject to diverse interpretations as found in the literature. It is pointed out, however, that the starting point is the enhancement of authenticity in learning and the connection to real or professional life. This article explores these different interpretations by highlighting elements that distinguish them and by exemplifying the use of authentic assessment in digital learning scenarios. Implementing authentic assessment involves defining and designing authentic activities, which raises challenges, particularly at primary or secondary education levels. So, we present a proposal for 5 criteria to assess the authenticity of a given activity: relation to the real world, nature of the activity, complexity, adequacy of the conditions of performance, and adequacy of the assessment. Since the relationship with the real world is the determining criterion, we have defined three degrees of authenticity for application in the different degrees of teaching, accompanied by illustrative examples. Finally, we seek to elucidate how authentic digital assessment shapes the contexts for developing desirable competences in today's society, including digital competences.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoOliveira, IsolinaPereira, Alda2021-12-14T15:51:28Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11488porOliveira, Isolina; Pereira, Alda - Avaliação digital autêntica: questões e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 22-402182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.574756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação digital autêntica: questões e desafios
Authentic digital assessment: issues and challenges
title Avaliação digital autêntica: questões e desafios
spellingShingle Avaliação digital autêntica: questões e desafios
Oliveira, Isolina
Atividades autênticas
Autenticidade
Avaliação digital
Competências digitais
Authentic activities
Authenticity
Digital assessment
Digital competences
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Avaliação digital autêntica: questões e desafios
title_full Avaliação digital autêntica: questões e desafios
title_fullStr Avaliação digital autêntica: questões e desafios
title_full_unstemmed Avaliação digital autêntica: questões e desafios
title_sort Avaliação digital autêntica: questões e desafios
author Oliveira, Isolina
author_facet Oliveira, Isolina
Pereira, Alda
author_role author
author2 Pereira, Alda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Pereira, Alda
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades autênticas
Autenticidade
Avaliação digital
Competências digitais
Authentic activities
Authenticity
Digital assessment
Digital competences
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Atividades autênticas
Autenticidade
Avaliação digital
Competências digitais
Authentic activities
Authenticity
Digital assessment
Digital competences
ODS::04:Educação de Qualidade
description A expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:51:28Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11488
url http://hdl.handle.net/10400.2/11488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina; Pereira, Alda - Avaliação digital autêntica: questões e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 22-40
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097654345728