Influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora resistência nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alberto André Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6754
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora e da resistência nos alunos. Para tal, decidi utilizar um programa atual e rigoroso como a bateria de Fitnessgram, focando especificamente o procedimento de aptidão aeróbia. Este estudo teve como população alvo os alunos do 8º B do Agrupamento de Escolas de Dr. José Leite de Vasconcelos – cidade de Tarouca. A amostra foi constituída por 19 elementos dos quais 7 alunos do sexo feminino e 12 alunos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos no ano letivo 2012/2013. Os resultados do teste da aptidão aeróbia (corrida da milha) entre o pré-teste e o pós-teste foram negativos, como se pode comprovar, visto que todos alunos pioraram de um teste para o outro, contudo existem vários fatores, como por exemplo a motivação ou a quantidade dos estímulos semanais que não se pode controlar e que podem interferir na performance dos alunos. Concluiu-se que o estudo apontou para que as aulas de Educação Física não influenciam a resistência dos alunos, visto que no teste da aptidão aeróbia, nenhum dos alunos melhorou os seus resultados.
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