Influência do número de aulas de Educação Física na aptidão física em alunos sedentários dos cursos profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4917 |
Resumo: | Tendo em consideração as diferenças nas horas semanais de Educação Física entre os Cursos Regulares e Profissionais, o objetivo principal deste estudo foi o de procurar verificar se existiriam diferenças na Aptidão Física entre os alunos dos Cursos Profissionais e dos Cursos Regulares com um número de horas semanal de Educação Física inferior ou igual. A nossa amostra foi constituída por 136 alunos do ensino secundário do Externato de Vila Meã, todos alunos sedentários. Dividimos a amostra em 3 grupos, onde construímos um estudo do tipo caso-controlo, o Grupo Experimental do Curso Profissional (3 turmas - 50 alunos), o Grupo de Controlo do Curso Profissional (2 turmas - 39 alunos) e o Grupo de Controlo dos Cursos Regulares (5 turmas - 47 alunos). Para avaliarmos a Aptidão Física dos grupos utilizamos para o efeito a Bateria de testes do FITNESSGRAM. Após este estudo, concluímos que os alunos sedentários quando usufruem de um aumento semanal de horas de Educação Física, passando de 90 minutos (1x/p semana), para 180 minutos (2x/p semana), a componente da Aptidão Física que mais beneficia é a aeróbia (teste da milha: antes do programa - M= 9,86; depois do programa - M= 8,79; p=0,00), e são os alunos do género feminino que mais vantagens tiram deste aumento (teste da milha masculino: antes do programa - M= 8,9; depois do programa - M= 8,24; p=0,06; teste da milha feminino: antes do programa - M= 11,41; depois do programa - M= 9,7; p=0,00). Relativamente às outras componentes da Aptidão Física não registamos diferenças significativas entre os grupos após o programa, no entanto obtivemos uma melhoria na componente neuromuscular e composição corporal no grupo experimental. Os alunos dos Cursos Profissionais apresentam uma Aptidão Física significativamente inferior à dos Cursos Regulares, mas quando submetidos a um número/horas de aulas de Educação Física semelhante, os alunos dos Cursos Profissionais aproximam-se de uma Aptidão Física similar à dos Cursos Regulares. |
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