Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Condessa, Isabel Cabrita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Anastácio, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41177
Resumo: Intervir de forma consciente e organizada em prol da promoção da igualdade de oportunidades na escola tem sido, nas últimas décadas, um dos propósitos da Educação Física (EF) na Europa. Através das rotinas e das oportunidades que se proporcionam, rapazes e raparigas têm acesso a uma prática de atividade física e desportiva (AFD) que lhes possibilita aperfeiçoar capacidades, competências e atitudes. Consideramos que o contributo da EF na educação é de um valor significativo, viabilizando às crianças e jovens construir a sua imagem corporal e os estereótipos de género, desenvolver afectos e emoções, cultivar a sua relação com os outros, criar capacidades e valores, ajudando deste modo uma formação das atitudes individuais ou coletivas, que respeitem a igualdade de género e, por isso, os direitos humanos. Este estudo foi realizado a partir da informação recolhida, através da aplicação de um questionário, a uma amostra de 993 crianças, 57.5% raparigas e 42.5% rapazes, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, pertencentes a várias escolas do ensino público e ambicionou comparar as perceções e preferências de rapazes e raparigas relativamente às práticas AFD que decorrem na disciplina de EF, para se poderem apresentar alternativas de práticas mais flexíveis e integradoras. A partir dos nossos resultados podemos concluir que a AFD na escola continua a ser muito marcada por práticas de técnicas de movimento, jogos e competições desportivas, vivências muito identificadas com os estereótipos masculinos e que, nem sempre ajudam à formação de um bom esquema corporal e de comportamentos que se tendem a manter ao longo da vida, para muita(o)s jovens. Sugerimos que as atividades oferecidas às crianças e jovens nas escolas sejam mais diversificadas e inclusivas, impondo um nível de desempenho e de satisfação mais adequado a cada caso em particular, devendo estar mais centradas quer em atividades de ar livre, quer em práticas que desenvolvem também as dimensões sensitiva, expressiva e corporal do(a)s aluno(a)s.
id RCAP_30840ec2a96299aa1964cac2972a1b96
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?Intervention on coeducation through physical education: reality or intention?Atividades físicas e desportivasGéneroIntervenção educativaCoeducaçãoPhysical activity and sportsGenderEducative interventionCoeducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoIntervir de forma consciente e organizada em prol da promoção da igualdade de oportunidades na escola tem sido, nas últimas décadas, um dos propósitos da Educação Física (EF) na Europa. Através das rotinas e das oportunidades que se proporcionam, rapazes e raparigas têm acesso a uma prática de atividade física e desportiva (AFD) que lhes possibilita aperfeiçoar capacidades, competências e atitudes. Consideramos que o contributo da EF na educação é de um valor significativo, viabilizando às crianças e jovens construir a sua imagem corporal e os estereótipos de género, desenvolver afectos e emoções, cultivar a sua relação com os outros, criar capacidades e valores, ajudando deste modo uma formação das atitudes individuais ou coletivas, que respeitem a igualdade de género e, por isso, os direitos humanos. Este estudo foi realizado a partir da informação recolhida, através da aplicação de um questionário, a uma amostra de 993 crianças, 57.5% raparigas e 42.5% rapazes, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, pertencentes a várias escolas do ensino público e ambicionou comparar as perceções e preferências de rapazes e raparigas relativamente às práticas AFD que decorrem na disciplina de EF, para se poderem apresentar alternativas de práticas mais flexíveis e integradoras. A partir dos nossos resultados podemos concluir que a AFD na escola continua a ser muito marcada por práticas de técnicas de movimento, jogos e competições desportivas, vivências muito identificadas com os estereótipos masculinos e que, nem sempre ajudam à formação de um bom esquema corporal e de comportamentos que se tendem a manter ao longo da vida, para muita(o)s jovens. Sugerimos que as atividades oferecidas às crianças e jovens nas escolas sejam mais diversificadas e inclusivas, impondo um nível de desempenho e de satisfação mais adequado a cada caso em particular, devendo estar mais centradas quer em atividades de ar livre, quer em práticas que desenvolvem também as dimensões sensitiva, expressiva e corporal do(a)s aluno(a)s.Conscious and organized intervention, in order to achieve promotion of equal opportunities in school has been, in recent decades, a major goal of physical education (PE) in Europe. Through routines and opportunities that provide both boys and girls access to physical activity and sports (PAS) which enables them to improve skills, competencies and attitudes. We believe that the contribution of PE in education is of significant value, as it enables children and young people to build their body image and gender stereotypes, develop affections and emotions, cultivate their relationship with others, build capacity and values, thus helping the training of individual or collective attitudes that respect gender equality and human rights. This study was conducted from the information collected through the application of a questionnaire to a population of 993 children, 57.5% girls and 42.5% boys, aged between 10 and 12 years, belonging to various schools. It aspires to compare the perceptions and preferences of boys and girls in respect of PAS practices that take place in PE, and to present alternative behaviors that are more flexible and inclusive. From our results we conclude that the PAS in school remains very marked by practical training of movement techniques, games and sport competitions. These experiences, mainly identified with male stereotypes, do not always help, for many young people, the formation of a good body image and good behaviors that should be maintained throughout life. We suggest that the activities offered to children and young people in schools should be more diverse and inclusive, imposing an appropriate level of performance and satisfaction to each case in particular. The activities should also be more focused either on outdoor practices or in practices that develop the sensory, expressive and body dimensions of students.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoCondessa, Isabel CabritaAnastácio, Zélia2016-022016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41177porCondessa, I. & Anastácio, Z. (2016).Intervir através da Educação Física na Coeducação: Realidade ou Intenção. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, Nº1-Vol.2, 2016. ISSN: 0214-9877. pp: 89-980214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:48.511599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
Intervention on coeducation through physical education: reality or intention?
title Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
spellingShingle Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
Condessa, Isabel Cabrita
Atividades físicas e desportivas
Género
Intervenção educativa
Coeducação
Physical activity and sports
Gender
Educative intervention
Coeducation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
title_full Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
title_fullStr Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
title_full_unstemmed Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
title_sort Intervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?
author Condessa, Isabel Cabrita
author_facet Condessa, Isabel Cabrita
Anastácio, Zélia
author_role author
author2 Anastácio, Zélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Condessa, Isabel Cabrita
Anastácio, Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades físicas e desportivas
Género
Intervenção educativa
Coeducação
Physical activity and sports
Gender
Educative intervention
Coeducation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades físicas e desportivas
Género
Intervenção educativa
Coeducação
Physical activity and sports
Gender
Educative intervention
Coeducation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Intervir de forma consciente e organizada em prol da promoção da igualdade de oportunidades na escola tem sido, nas últimas décadas, um dos propósitos da Educação Física (EF) na Europa. Através das rotinas e das oportunidades que se proporcionam, rapazes e raparigas têm acesso a uma prática de atividade física e desportiva (AFD) que lhes possibilita aperfeiçoar capacidades, competências e atitudes. Consideramos que o contributo da EF na educação é de um valor significativo, viabilizando às crianças e jovens construir a sua imagem corporal e os estereótipos de género, desenvolver afectos e emoções, cultivar a sua relação com os outros, criar capacidades e valores, ajudando deste modo uma formação das atitudes individuais ou coletivas, que respeitem a igualdade de género e, por isso, os direitos humanos. Este estudo foi realizado a partir da informação recolhida, através da aplicação de um questionário, a uma amostra de 993 crianças, 57.5% raparigas e 42.5% rapazes, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, pertencentes a várias escolas do ensino público e ambicionou comparar as perceções e preferências de rapazes e raparigas relativamente às práticas AFD que decorrem na disciplina de EF, para se poderem apresentar alternativas de práticas mais flexíveis e integradoras. A partir dos nossos resultados podemos concluir que a AFD na escola continua a ser muito marcada por práticas de técnicas de movimento, jogos e competições desportivas, vivências muito identificadas com os estereótipos masculinos e que, nem sempre ajudam à formação de um bom esquema corporal e de comportamentos que se tendem a manter ao longo da vida, para muita(o)s jovens. Sugerimos que as atividades oferecidas às crianças e jovens nas escolas sejam mais diversificadas e inclusivas, impondo um nível de desempenho e de satisfação mais adequado a cada caso em particular, devendo estar mais centradas quer em atividades de ar livre, quer em práticas que desenvolvem também as dimensões sensitiva, expressiva e corporal do(a)s aluno(a)s.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02
2016-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41177
url http://hdl.handle.net/1822/41177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Condessa, I. & Anastácio, Z. (2016).Intervir através da Educação Física na Coeducação: Realidade ou Intenção. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, Nº1-Vol.2, 2016. ISSN: 0214-9877. pp: 89-98
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133024481181696