Once Upon a Digital Time: a influência das estratégias de storytelling na atitude e na intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria João Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30819
Resumo: A presente dissertação procura estudar a influência das estratégias de storytelling sobre a atitude e a intenção de compra dos indivíduos. Para isso, foram nomeadas sete estratégias de storytelling, que são classificadas como dimensões. Por sua vez, estas dimensões serviram de ponto de partida para a construção do storytelling e posteriormente para o estudo o seu impacto sobre os indivíduos. Considera-se deste modo, que o principal objetivo do estudo, debruça-se sobre a procura de como as estratégias de storytelling poderão ou não influenciar a ponderação positiva de um indivíduo relativamente à sua atitude e posteriormente à sua intenção de comprar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de análise quantitativa de dados. Deste modo, foram elaborados dois cenários/questionários. Um com a presença das estratégias de storytelling, e outro sem. É pretendida a comparação dos dois cenários/questionários, através da avaliação da atitude e da intenção de compra quando utilizadas (ou não) as estratégias de storytelling. Através deste método é possível compreender se as estratégias de storytelling influenciam positivamente a atitude e a intenção de compra dos indivíduos. Os resultados obtidos na presente dissertação confirmam a teoria inicialmente defendida. Ou seja, a partir da análise da variável atitude e intenção de compra conclui-se que no geral, o storytelling influencia positivamente os indivíduos.
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