Aplicação de instruções de trabalho para o processo de controlo da qualidade numa empresa produtora de limas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Alexandre Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13923
Resumo: O relatório representa o trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica: Gestão industrial, em ambiente industrial, realizado na SNA Europe, empresa produtora de ferramentas manuais. Este projeto teve como principal objetivo a padronização das atividades de controlo da qualidade na secção de picagem. As empresas necessitam de se diferenciar das restantes implementando estratégias capazes de aumentar a produtividade e diminuir desperdícios, e é neste âmbito que a padronização das atividades e operações se torna imprescindível. Para alcançar o principal objetivo do trabalho, é realizado um estudo de temas que incluem a qualidade, o controlo, a inspeção e o Standard Work. O estudo da secção em análise é, também, uma etapa fundamental para a deteção de problemas e oportunidades de melhoria. Posto isto, são detetados, através de observação direta dos processos e a aplicação de questões aos operadores, alguns problemas no processo de controlo da qualidade tais como, a incoerência do processo de autocontrolo e a dificuldade de deteção dos defeitos visuais. De maneira a solucionar os problemas encontrados, apresentam-se ferramentas acessíveis, nomeadamente instruções de trabalho (IT) e lições de um ponto (LUP), que incluem informação detalhada das atividades a realizar e das características a verificar. A aplicação destas propostas resulta num aumento da percentagem de não conformidades detetadas na secção de picagem assim como, a consequente redução da quantidade total de produto não conforme. Tratando-se a picagem de uma atividade com um custo elevado para a empresa a deteção precoce dos defeitos produzidos é de tremenda importância e resulta numa redução substancial de custos de não qualidade. A introdução destas ferramentas práticas nas empresas resulta em melhorias significativas que se estendem por toda a organização, podendo ser adaptadas e aplicadas a qualquer área empresarial.
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