A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Hélder Licínio da Silveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2157
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.
id RCAP_2129bfe6b29c8379bcab13f8e4c75232
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanholJogoInstruçõesInvestigação-açãoEstratégiasGameInstructionsAction-researchStrategiesTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.Com este estudo pretendemos analisar as instruções dadas pelo professor na organização de jogos, nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Todos nós, de uma maneira ou de outra, já fomos alunos e sabemos pela experiência que o jogo nos ajuda a construir novas descobertas e que enriquece e desenvolve a nossa personalidade. O Jogo simboliza um instrumento pedagógico em que o professor tem o papel de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Logo, se houver uma falha nas instruções, ou não forem, claras e simples, os alunos podem partir para a realização do jogo já desmotivados. No âmbito da unidade de prática de ensino supervisionada, decidimos utilizar o jogo, aplicando-o em três ciclos distintos, com o objetivo de analisar se as instruções dadas pelo professor estagiário de espanhol eram claras e simples quando organizava jogos na sala de aula. Tendo em conta o facto de o estudo se ter realizado num contexto específico, uma turma de 8º ano, consideramos ser mais adequado utilizar uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos na análise dos questionários, da entrevista a 3 alunos, das gravações de vídeo/áudio e das transcrições das instruções, são triangulados de modo a obtermos maior fidelidade e validade no estudo. Procuramos verificar, com o decorrer da investigação-ação, se os comportamentos linguísticos, verbais e não-verbais, influenciavam os alunos na compreensão das instruções. Este estudo permitiu-nos concluir que os alunos parecem compreender melhor as regras dos jogos quando são planificadas e introduzidas estratégias verbais e não-verbais no discurso do professor.With this study our goal is to analyze the instructions given by the teacher when organizing games in Spanish as a Foreign Language classes. All of us, in one way or another, have been students and we know from experience that the game helps us building new discoveries and enriches and develops our character. The game symbolizes a pedagogical tool in which the teacher has the role of conductor, stimulator and evaluator of learning. Therefore, if there is a fault in the instructions, or if they aren’t: clear and simple, students can start playing the game already unmotivated. Within the supervised teaching practice curricular unit, we decided to use the game, applying it in three distinct cycles, in order to examine whether the instructions given by the intern Spanish teacher were clear and simple when organizing games in the classroom. Given the fact that the study has taken place in a specific context, a group of 8th grade, we consider to be more appropriate to use a qualitative approach. The results obtained in the analysis of questionnaires, interview to 3 students, video/audio recordings and instructions transcripts are triangulated in order to obtain greater reliability and validity in the study. We tried to verify, with the course of the action-research, if language behaviour, verbal and nonverbal, influenced students in understanding the instructions. This study allowed us to conclude that students seem to better understand the rules of the games when verbal and non-verbal strategies are planned and introduced in teacher’s speech.Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataGoméz García, Luís VicenteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCorreia, Hélder Licínio da Silveira2013-12-10T18:01:37Z2013-12-1020132013-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2157TID:201036770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:43Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:30.182788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
title A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
spellingShingle A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
Correia, Hélder Licínio da Silveira
Jogo
Instruções
Investigação-ação
Estratégias
Game
Instructions
Action-research
Strategies
title_short A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
title_full A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
title_fullStr A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
title_full_unstemmed A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
title_sort A clareza das instruções para organizar jogos na aula de língua estrangeira : espanhol
author Correia, Hélder Licínio da Silveira
author_facet Correia, Hélder Licínio da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Goméz García, Luís Vicente
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Hélder Licínio da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Instruções
Investigação-ação
Estratégias
Game
Instructions
Action-research
Strategies
topic Jogo
Instruções
Investigação-ação
Estratégias
Game
Instructions
Action-research
Strategies
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T18:01:37Z
2013-12-10
2013
2013-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2157
TID:201036770
url http://hdl.handle.net/10400.11/2157
identifier_str_mv TID:201036770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794232381440