O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Micaela Filipa de Areias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14529
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3093b03497842d41e8f1f3b270d35746
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JIEmergência da escritaAprendizagensEstratégiasEmergence of writingLearningStrategiesRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de JI. Este tem como finalidade dar sustentabilidade teórica à ação profissional, sendo também um contributo essencial para uma reflexibilidade interveniente na ação e na estruturação da identidade profissional. Foi observado e caracterizado um grupo de 19 crianças dos 4 aos 6 anos e a partir dessa caracterização, ou seja, os interesses, as necessidades e as potencialidades das crianças, surgiu o tema de investigação “Qual o papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI?”. A investigação desenvolvida foi de índole qualitativa, tendo sido utilizada uma investigação-ação para melhor responder aos objetivos pré-estabelecidos: Identificar os conhecimentos das crianças pela escrita; Perceber quais as estratégias mais eficazes que facilitam a apropriação das crianças na escrita. De forma a realizar a investigação utilizei uma técnica direta de recolha de dados assente na observação participante, utilizei a entrevista semiestruturada, as notas de campo e os registos fotográficos e gráficos. O objetivo principal desta investigação tinha que ver com uma mudança na ação relativamente à emergência da escrita. Assim foram criadas estratégias e subestratégias que promovessem essa emergência. Os dados foram todos apresentados e analisados, sendo verificada uma mudança da ação. A partir das subestratégias desenvolvidas verificou-se uma aquisição de conhecimentos no que concerne à emergência da escrita, mais concretamente, à sua funcionalidade, aos aspetos figurativos e à consciência fonológica.ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II), in a kindergarten context. The report aims to provide theoretical sustainability to professional action and is also an essential contribution to an intervening reflexibility in action and in the structuring of professional identity. A group of 19 children aged 4 to 6 years was observed and characterized and from this characterization, i.e., the interests, needs and potentialities of the children, the research theme "What is the role of the teacher in the appropriation of writing and reading in a kindergarten classroom?" emerged. The research developed was of a qualitative nature, having used action research to better respond to the pre-established objectives: To identify the children's knowledge of writing; To understand which are the most effective strategies that facilitate the children's appropriation of writing. To carry out the research, I used a direct data collection technique based on participant observation, semi-structured interviews, field notes and photographic and graphic records. The main objective of this research had to do with a change in action regarding the emergence of writing. These strategies and sub-strategies were created to promote this emergence. The data were all presented and analyzed, and a change in action was verified. Based on the sub-strategies developed, there was an acquisition of knowledge regarding the emergence of writing, more specifically, its functionality, figurative aspects and phonological awareness.Rosa, ManuelaRCIPLPereira, Micaela Filipa de Areias2022-03-28T14:00:51Z2021-07-232021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14529TID:202935701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:19.201970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
title O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
spellingShingle O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
Pereira, Micaela Filipa de Areias
Emergência da escrita
Aprendizagens
Estratégias
Emergence of writing
Learning
Strategies
title_short O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
title_full O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
title_fullStr O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
title_full_unstemmed O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
title_sort O papel do educador na apropriação da escrita e da leitura numa sala de JI
author Pereira, Micaela Filipa de Areias
author_facet Pereira, Micaela Filipa de Areias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Micaela Filipa de Areias
dc.subject.por.fl_str_mv Emergência da escrita
Aprendizagens
Estratégias
Emergence of writing
Learning
Strategies
topic Emergência da escrita
Aprendizagens
Estratégias
Emergence of writing
Learning
Strategies
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-23
2021-07-23T00:00:00Z
2022-03-28T14:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14529
TID:202935701
url http://hdl.handle.net/10400.21/14529
identifier_str_mv TID:202935701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494700408832