Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: conceções e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16190 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: conceções e práticasCriançasEmergência da escritaJardim de infânciaPapel da educadoraChildrenEmergence of writingKindergartenEducator's roleRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPS) II e expõe uma análise crítica e reflexiva sobre a prática desenvolvida em Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, ao longo de um período de quatro meses. Para além da caracterização feita do contexto educativo onde foi realizada a intervenção, apresentarei também as intenções que delineei para a minha prática pedagógica, a avaliação do processo de intervenção, assim como será exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente investigar e refletir de forma aprofundada e fundamentada. A temática considerada para a investigação é referente ao desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar. Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: i) perceber qual o papel desempenhado pela educadora de infância e pela família na promoção do desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita; ii) identificar as estratégias implementadas pela educadora de infância que potenciam o interesse e a motivação das crianças para as tentativas de escrita; e iii) compreender as conceções que as crianças revelam sobre a escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a recolha dos dados privilegiaram-se como técnicas e instrumentos a observação, as entrevistas realizadas às crianças e à educadora de infância cooperante e um questionário realizado às famílias. Os dados recolhidos foram analisados com base na análise de conteúdo, permitindo conhecer as conceções que as crianças, os pais e a educadora de infância têm sobre o assunto. Os resultados obtidos evidenciam que: (i) os diferentes contextos no qual a criança se insere permitem-lhe contactar com o código escrito e apropriar-se das diferentes funções da escrita; e (ii) as práticas implementadas pela educadora, a partir de atividades lúdicas, associadas à rotina ou mesmo uma organização do espaço físico da sala que promovem e motivam a criança a interessar-se pela escrita e as funcionalidades e utilidades da mesma. No último capítulo do relatório é ainda apresentada uma reflexão da minha prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche e jardim de infância, da qual contribuiu para a construção da minha profissionalidade.ABSTRACT This report arises from Supervised Professional Practice (PPS) II and presents a critical and reflective analysis of the practice developed in Kindergarten, with a group of 25 children aged between four and five years old, over a period of four months. In addition to the characterization made of the educational context where the intervention was carried out, I will also present the intentions that I outlined for my pedagogical practice, the evaluation of the intervention process, as well as the problematic on which I considered pertinent to investigate and reflect in depth. and reasoned. The theme considered for the investigation refers to the development of emergent writing behaviors in a preschool context. For this investigation, the following objectives were defined: i) to understand the role played by the kindergarten teacher and the family in promoting the development of emergent writing behaviors; ii) identify the strategies implemented by the kindergarten teacher that enhance the children's interest and motivation for writing attempts; and iii) understand the conceptions that children reveal about writing. From a methodological point of view, this is a qualitative case study. For data collection, direct observation, interviews with the children and the cooperating kindergarten teacher and a questionnaire with the families were favored as techniques and instruments. The collected data were analyzed based on content analysis, allowing to know the conceptions that children, parents and kindergarten teacher have on the subject. The results obtained show that: (i) the different contexts in which the child is inserted allow him to contact the written code and appropriate the different functions of writing; and (ii) the practices implemented by the educator, based on recreational activities, associated with the routine or even an organization of the physical space of the room that promote and motivate the child to be interested in and to understand its functionalities and utilities. The last chapter of the report also presents a reflection of my pedagogical practice developed in the context of a nursery and kindergarten, which contributed to the construction of my professionality.Nunes, ClarisseRCIPLPatrocínio, Ana Rita Lima2023-05-31T13:32:03Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16190TID:203307720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:46.429844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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