O bullying na escola: estudo comparativo entre duas populações escolares, 3.º Ciclo e Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5920 |
Resumo: | Quando um aluno é agredido ou se converte em vítima e está exposto, de uma forma repetitiva e durante um tempo, as ações negativas que são levadas a cabo por um ou mais alunos estão sujeitos a uma situação de bullying (Olweus, 1993). Este fenómeno constitui hoje um problema amplamente difundido por inúmeras investigações, quer no estrangeiro quer em Portugal. De modo a dar resposta às situações de bullying, tem sido desenvolvidos programas e projetos, bem como realizados estudos sobre esta realidade, com consideráveis evidências que podem ser eficazes na sua redução, quando consideramos a realidade de cada escola e de todos os agentes educativos nela envolvidos. O presente estudo teve por objetivo diagnosticar a realidade dos comportamentos de bullying/vitimização no contexto escolar, segundo a perspetiva do próprio aluno, comparando a frequência que ocorrem por sexo e por ciclo de escolaridade. Investigou as formas de bullying/vitimização mais frequentes e os locais onde ocorrem. O instrumento utilizado neste estudo, foi um questionário intitulado “ A agressividade entre os jovens no espaço escolar” adaptação do questionário de Dan Olweus (1989), feita por Nascimento (1995) e para o tratamento de dados utilizou-se o programa estatístico SPSS e o teste de Mann – Whitney. Participaram 172 alunos de ambos os sexos, sendo 89 do 3º ciclo do Ensino Básico com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos e 83 do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Os resultados apontam para um número elevado de estudantes envolvidos no processo de bullying, havendo uma diferença significativa entre os alunos do 3º Ciclo e Secundário. No entanto, apesar de em termos percentuais encontrarmos algumas diferenças em relação ao sexo, as diferenças não são significativas. O total da nossa amostra evidencia que o local onde ocorrem com mais frequência os comportamentos de bullying /vitimização é o recreio. Conclui-se que o bullying é um fenómeno de ocorrência muito comum e um problema grave nas escolas por todo o mundo e é um assunto pelo qual nos devemos preocupar. Espera-se que os resultados deste estudo alertem alunos, professores e encarregados de educação para o problema. |
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O presente estudo teve por objetivo diagnosticar a realidade dos comportamentos de bullying/vitimização no contexto escolar, segundo a perspetiva do próprio aluno, comparando a frequência que ocorrem por sexo e por ciclo de escolaridade. Investigou as formas de bullying/vitimização mais frequentes e os locais onde ocorrem. O instrumento utilizado neste estudo, foi um questionário intitulado “ A agressividade entre os jovens no espaço escolar” adaptação do questionário de Dan Olweus (1989), feita por Nascimento (1995) e para o tratamento de dados utilizou-se o programa estatístico SPSS e o teste de Mann – Whitney. Participaram 172 alunos de ambos os sexos, sendo 89 do 3º ciclo do Ensino Básico com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos e 83 do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Os resultados apontam para um número elevado de estudantes envolvidos no processo de bullying, havendo uma diferença significativa entre os alunos do 3º Ciclo e Secundário. No entanto, apesar de em termos percentuais encontrarmos algumas diferenças em relação ao sexo, as diferenças não são significativas. O total da nossa amostra evidencia que o local onde ocorrem com mais frequência os comportamentos de bullying /vitimização é o recreio. Conclui-se que o bullying é um fenómeno de ocorrência muito comum e um problema grave nas escolas por todo o mundo e é um assunto pelo qual nos devemos preocupar. Espera-se que os resultados deste estudo alertem alunos, professores e encarregados de educação para o problema.When a student is attacked or becomes a victim and is exposed in a repetitive manner and for a time, the negative actions that are carried out by one or more students are placed in a situation of bullying (Olweus, 1993). This phenomenon today is a widespread problem for many investigations, either abroad or in Portugal. In order to respond to bullying situations, programs and projects have been developed and conducted studies on this reality, with considerable evidence that can be effective in reducing it, when we consider the reality of each school and all education agents it involved. The present study aimed to diagnose the reality of bullying behaviors/victimization in the school context , according to the student's own perspective, comparing the frequency that occur by gender and schooling cycle. Investigated forms of bullying / victimization more frequently and where they occur. The instrument used in this study was a questionnaire titled “The aggression among youth in school " adaptation of Dan Olweus (1989 ) , made by Nascimento (1995) questionnaire and the data processing SPSS was used and Mann - Whitney test . 172 students of both sexes, with 89 of the 3rd cycle of basic education aged 13 to 15 years and 83 Secondary School, aged between 16 and 19 years participated. The results indicate a high number of students involved in the bullying process, there is a significant difference between the students of the 3rd cycle and secondary school. However, though in percentage terms we find some differences in relation to gender, the differences are not significant. The total of our sample shows that the location where the most frequently occurring behaviors of bullying / victimization is playtime. It is concluded that bullying is a phenomenon very common occurrence and a serious problem in schools throughout the world and is a subject in which we should worry. It is expected that the results of this study warn students, teachers and parents to the problem.2016-05-18T10:05:06Z2016-05-18T00:00:00Z2016-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5920porAdão, Pedro Jorge Carvalho de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:33.697401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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