Mediação intercultural em contexto educativo aparentemente homogéneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2970 |
Resumo: | A Escola atual, espaço social por excelência, é caraterizada pela diversidade cultural e social dos nossos alunos, ponto de encontro privilegiado, deve fomentar uma cultura de respeito e aceitação, para a qual a Mediação Intercultural é o caminho a seguir. Sendo que, urge a necessidade de uma escola atenta à diversidade em que as diferenças psicossocioculturais de cada aluno não sejam apenas aceites mas, também, compreendidas e respeitadas, uma educação que se assuma de igualdade de oportunidades e que acolha a cultura e as culturas (Vieira, 1998). Realizei o meu estágio de mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social (MMIIS) entre 7 de abril de 2015 e 31de janeiro de 2016, no Agrupamento de Escolas da Nazaré (AEN) com o intuito de proporcionar situações em que a diferença fosse valorizada através da confiança e do consenso no acolhimento do “outro”. Não esquecendo que, apesar de cada um ter diferentes representações do mundo, o encontro entre diferentes enriquece ambas as partes, numa perspetiva “multitópica” (Vieira A., 2013), isto é de diálogo sem anulações ou assimilacionismos (Simões, 2016; Vieira, 2011). Reconhecendo que a escola onde realizei este estágio de mestrado está integrada numa comunidade com caraterísticas muito próprias que, através de um olhar distante, parecem iguais, semelhantes o desafio à minha intervenção foi a promoção da Mediação Intercultural num contexto educativo fortemente marcado pela sua cultura. Nesta linha, foi necessário encontrar o meu caminho, através de um processo reflexivo que me permitiu identificar, modificar e melhorar a minha intervenção socioeducativa no terreno. Tendo como referência uma mediação que se pretende criadora, renovadora, preventiva para além de curativa/resolutiva, colaborei com a psicóloga e os professores envolvidos nas seguintes estruturas, Atividades de Vida Diária (AVD), Gabinete de Ação pela Disciplina Escolar (GADE), Projeto de Educação para a Saúde (PES), Tutorias e Desporto Escolar. Neste âmbito ainda, dinamizei uma sessão temática sobre mediação v escolar1; realizei sessões de intervenção na sala de AVD; prestei acompanhamento a um grupo/ turma, considerado problemático nas aulas, com a sua diretora de turma, e, posteriormente, a uma visita de estudo. Apoiei também os alunos de AVD em atividades exteriores ao espaço escolar. Este relatório divide-se em três capítulos: o primeiro capítulo contém o enquadramento teórico, com recurso a fontes bibliográficas; o segundo engloba a apresentação da instituição, quer do ponto de vista organizacional, quer do ponto de vista dos objetivos e da população alvo; e o terceiro contém a descrição das principais atividades realizadas durante o período de estágio e sistematização das práticas mediadoras presentes ao longo do mesmo. Apresento, ainda, a metodologia desenvolvida ao longo deste estágio de mestrado, nomeadamente a observação direta participante, a investigação-ação, a análise documental e entrevistas como conversa, instrumentalizando a mediação intercultural no processo de intervenção social. |
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