Mediação Intercultural em Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3983 |
Resumo: | A reforma do sistema educativo em Portugal prevê uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania, para a inclusão social e redução de desigualdades sociais, tendo muito em conta a diversidade sociocultural presente nos atuais territórios educativos. Contudo, esta é uma mudança ideológica e retórica, mantendo na prática um ensino dividido entre a uniformização e a diversificação, entre a tradição e a modernização. Esta investigação constitui um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas da zona centro do país onde se destaca a diversidade cultural, pretendendo-se investigar as práticas de mediação interculturais que nele se praticam, de forma a eventualmente reduzir as possíveis desigualdades sociais. Tendo em conta a sua complexidade, foi utilizado o paradigma hermenêutico, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha e tratamento de dados a entrevista individual semiestruturada, a observação direta e análise de conteúdo. A investigação permitiu-nos entender a importância da mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta que promove a todos os que o constituem (alunos, professores, encarregados de educação, comunidade), a autonomia e inserção social, não apenas através de uma dimensão educativa, mas também preventiva, transformativa, capacitadora e reabilitadora. No caso específico estudado tornou-se clara a vantagem da inclusão da figura do mediador intercultural bem como do reforço e formalização das práticas de mediação interculturais já existentes, tendo em conta a desarticulação presente entre diversos agentes educativos, bem como um estímulo à diferenciação positiva intrínseca à diversidade cultural existente. |
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Mediação Intercultural em Contexto EscolarUm estudo de casoMediação InterculturalIntervenção SocialInterculturalidadeDiversidade socialDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA reforma do sistema educativo em Portugal prevê uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania, para a inclusão social e redução de desigualdades sociais, tendo muito em conta a diversidade sociocultural presente nos atuais territórios educativos. Contudo, esta é uma mudança ideológica e retórica, mantendo na prática um ensino dividido entre a uniformização e a diversificação, entre a tradição e a modernização. Esta investigação constitui um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas da zona centro do país onde se destaca a diversidade cultural, pretendendo-se investigar as práticas de mediação interculturais que nele se praticam, de forma a eventualmente reduzir as possíveis desigualdades sociais. Tendo em conta a sua complexidade, foi utilizado o paradigma hermenêutico, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha e tratamento de dados a entrevista individual semiestruturada, a observação direta e análise de conteúdo. A investigação permitiu-nos entender a importância da mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta que promove a todos os que o constituem (alunos, professores, encarregados de educação, comunidade), a autonomia e inserção social, não apenas através de uma dimensão educativa, mas também preventiva, transformativa, capacitadora e reabilitadora. No caso específico estudado tornou-se clara a vantagem da inclusão da figura do mediador intercultural bem como do reforço e formalização das práticas de mediação interculturais já existentes, tendo em conta a desarticulação presente entre diversos agentes educativos, bem como um estímulo à diferenciação positiva intrínseca à diversidade cultural existente.Silva, Pedro de Carvalho daIC-OnlineAndrade, Susana Catarina Ferreira2019-07-08T13:15:47Z2018-11-302018-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3983TID:202260836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:16:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:16:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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