Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vasconcelos, Maria Celi Chaves, Oliveira, Nuno Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15268
Resumo: O estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.
id RCAP_30b788516e59f5bcde941bfb85d2393b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em focoEducational policies: teacher training and professional development in focusFormação de professoresPlanos de educaçãoLiteracia tecnológicaTeacher trainingEducation plansTechnological literacyODS::04:Educação de QualidadeO estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.The study addresses the way recent researches deal with initial and continuous teacher education policies and attempts to understand how these policies have contributed to the improvement of working conditions, professional development and teaching career. The objectives of this study are to question the application of educational policies for the training and appreciation of educational professionals, confronting the planning and the accomplishment of these policies, the direct or indirect control of the state on professional training practices, and the learning that occurs in informal spaces of social networks that are established among teachers. The research is qualitative in nature and the interpretation of the data is based on studies such as those of Jenny Ozga on research of educational policies and those of Bernadete Gatti and Marli André on training and professional improvement. From the results challenges to the training and improvement of teachers can be verified and indicate the need for articulation between political actions and the reality of these professionals in order to achieve quality in teaching.CIDTFF, Universidade de AveiroRepositório AbertoMachado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-18T12:24:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15268porMachado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco, Indagatio Didactica, 9, (4), 29-44. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.6401647-3582https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:46:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:53.050346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
Educational policies: teacher training and professional development in focus
title Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
spellingShingle Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
Machado, Jane do Carmo
Formação de professores
Planos de educação
Literacia tecnológica
Teacher training
Education plans
Technological literacy
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
title_full Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
title_fullStr Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
title_full_unstemmed Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
title_sort Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco
author Machado, Jane do Carmo
author_facet Machado, Jane do Carmo
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
author_role author
author2 Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jane do Carmo
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Planos de educação
Literacia tecnológica
Teacher training
Education plans
Technological literacy
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação de professores
Planos de educação
Literacia tecnológica
Teacher training
Education plans
Technological literacy
ODS::04:Educação de Qualidade
description O estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-12-18T12:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15268
url http://hdl.handle.net/10400.2/15268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco, Indagatio Didactica, 9, (4), 29-44. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.640
1647-3582
https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF, Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF, Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136445034659840