Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nuno Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50126
Resumo: A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.
id RCAP_30bc4fa596e5b577f13277203612a0e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaHistória e Geografia de PortugalCompetências histórico-geográficasFormação inicial de professoresPatrimónio culturalCidadania territorialA Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.Centro de Investigação & Inovação em EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Nuno MartinsMendes, Luís2021-11-17T10:55:32Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50126porFerreira, N. & Mendes, L. (2021). Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-e, vol.8, n.º 2, 17-30. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.38352183-143210.34630/sensose.v8i2.3835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:43.007489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
title Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
spellingShingle Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
Ferreira, Nuno Martins
História e Geografia de Portugal
Competências histórico-geográficas
Formação inicial de professores
Património cultural
Cidadania territorial
title_short Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
title_full Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
title_fullStr Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
title_full_unstemmed Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
title_sort Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
author Ferreira, Nuno Martins
author_facet Ferreira, Nuno Martins
Mendes, Luís
author_role author
author2 Mendes, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nuno Martins
Mendes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv História e Geografia de Portugal
Competências histórico-geográficas
Formação inicial de professores
Património cultural
Cidadania territorial
topic História e Geografia de Portugal
Competências histórico-geográficas
Formação inicial de professores
Património cultural
Cidadania territorial
description A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T10:55:32Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50126
url http://hdl.handle.net/10451/50126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, N. & Mendes, L. (2021). Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-e, vol.8, n.º 2, 17-30. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3835
2183-1432
10.34630/sensose.v8i2.3835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação & Inovação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação & Inovação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134565589057536