Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50126 |
Resumo: | A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial. |
id |
RCAP_30bc4fa596e5b577f13277203612a0e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/50126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaHistória e Geografia de PortugalCompetências histórico-geográficasFormação inicial de professoresPatrimónio culturalCidadania territorialA Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.Centro de Investigação & Inovação em EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Nuno MartinsMendes, Luís2021-11-17T10:55:32Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50126porFerreira, N. & Mendes, L. (2021). Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-e, vol.8, n.º 2, 17-30. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.38352183-143210.34630/sensose.v8i2.3835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:43.007489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
title |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
spellingShingle |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa Ferreira, Nuno Martins História e Geografia de Portugal Competências histórico-geográficas Formação inicial de professores Património cultural Cidadania territorial |
title_short |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
title_full |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
title_fullStr |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
title_sort |
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa |
author |
Ferreira, Nuno Martins |
author_facet |
Ferreira, Nuno Martins Mendes, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nuno Martins Mendes, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Geografia de Portugal Competências histórico-geográficas Formação inicial de professores Património cultural Cidadania territorial |
topic |
História e Geografia de Portugal Competências histórico-geográficas Formação inicial de professores Património cultural Cidadania territorial |
description |
A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-17T10:55:32Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/50126 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/50126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, N. & Mendes, L. (2021). Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-e, vol.8, n.º 2, 17-30. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3835 2183-1432 10.34630/sensose.v8i2.3835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação & Inovação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação & Inovação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134565589057536 |