Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/6143 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas. |
id |
RCAP_30c2f0060792daf88e07825e4de8fc8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/6143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake newsmedia literacyinformation literacyfake newsevaluation of information sourcesmedia literacyinformation literacyfake newsavaliação de fontes de informaçãoEste trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.This work develops criteria for analyzing informational and media content, considering two areas of literacy, the media and information literacy, as relevant to the fight against fake news. Through a literature review, a program with three guiding axes for content evaluation is proposed, considering the necessary skills involved in each axis. It is noteworthy that the preparation of more critical individuals to deal with the era of disinformation involves not only the criteria of judgment that classify content as false or true, but a critical analysis of the context in which such content was produced, the economic, political and ideological interests of those who produce, as well as the language put to manipulate the information, and the understanding of the behavior of audiences that reinforce this type of consumption of false news.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/6143porurn:doi:10.4000/cp.6143http://journals.openedition.org/cp/6143Pícaro Cerigatto, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:46:15Zoai:revues.org:cp/6143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.182108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
title |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
spellingShingle |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news Pícaro Cerigatto, Mariana media literacy information literacy fake news evaluation of information sources media literacy information literacy fake news avaliação de fontes de informação |
title_short |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
title_full |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
title_fullStr |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
title_full_unstemmed |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
title_sort |
Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news |
author |
Pícaro Cerigatto, Mariana |
author_facet |
Pícaro Cerigatto, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pícaro Cerigatto, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
media literacy information literacy fake news evaluation of information sources media literacy information literacy fake news avaliação de fontes de informação |
topic |
media literacy information literacy fake news evaluation of information sources media literacy information literacy fake news avaliação de fontes de informação |
description |
Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/6143 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/6143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.6143 http://journals.openedition.org/cp/6143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130597870796800 |