Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pícaro Cerigatto, Mariana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/6143
Resumo: Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.
id RCAP_30c2f0060792daf88e07825e4de8fc8b
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/6143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake newsmedia literacyinformation literacyfake newsevaluation of information sourcesmedia literacyinformation literacyfake newsavaliação de fontes de informaçãoEste trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.This work develops criteria for analyzing informational and media content, considering two areas of literacy, the media and information literacy, as relevant to the fight against fake news. Through a literature review, a program with three guiding axes for content evaluation is proposed, considering the necessary skills involved in each axis. It is noteworthy that the preparation of more critical individuals to deal with the era of disinformation involves not only the criteria of judgment that classify content as false or true, but a critical analysis of the context in which such content was produced, the economic, political and ideological interests of those who produce, as well as the language put to manipulate the information, and the understanding of the behavior of audiences that reinforce this type of consumption of false news.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/6143porurn:doi:10.4000/cp.6143http://journals.openedition.org/cp/6143Pícaro Cerigatto, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:46:15Zoai:revues.org:cp/6143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.182108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
title Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
spellingShingle Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
Pícaro Cerigatto, Mariana
media literacy
information literacy
fake news
evaluation of information sources
media literacy
information literacy
fake news
avaliação de fontes de informação
title_short Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
title_full Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
title_fullStr Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
title_full_unstemmed Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
title_sort Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news
author Pícaro Cerigatto, Mariana
author_facet Pícaro Cerigatto, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pícaro Cerigatto, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv media literacy
information literacy
fake news
evaluation of information sources
media literacy
information literacy
fake news
avaliação de fontes de informação
topic media literacy
information literacy
fake news
evaluation of information sources
media literacy
information literacy
fake news
avaliação de fontes de informação
description Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/6143
url http://journals.openedition.org/cp/6143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.6143
http://journals.openedition.org/cp/6143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597870796800