Promoção da educação em osteoartrose combinando a narrativa de um paciente virtual e um quiz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40427 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019 |
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Promoção da educação em osteoartrose combinando a narrativa de um paciente virtual e um quizTutor virtualDoenças reumáticasOsteoartroseQuizGamificaçãoTrabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019As doenças reumáticas são o primeiro motivo de consulta nos cuidados de saúde primários e são também a principal causa de incapacidade temporária para o trabalho e de reformas antecipadas por doença/invalidez na Europa. Neste projeto desenvolve-se uma aplicação web denominada de NOA (New Osteoarthritis Approach) para promover a educação sobre uma doença reumática em particular, a osteoartrose. Esta aplicação recorre a um tutor virtual tipo cartoon, capaz de comunicar com linguagem verbal e linguagem não-verbal. Este tutor virtual desempenha o papel de “par”, visto que representa um paciente que sofre da doença. Os diálogos embutidos na aplicação têm o intuito de conduzir os utilizadores a adquirir novos conhecimentos, educam para a gestão da doença e promoção da saúde e estimulam a procura de informação adicional. No final de cada conversa com o tutor virtual, existe um jogo de perguntas (quiz) que coloca à prova os conhecimentos do utilizador. No desenvolvimento da aplicação são aplicadas estratégias de gamificação, de modo a motivar o utilizador a jogar e aprender mais. Os textos dos diálogos e dos quizzes foram produzidos por um elemento da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) especializado nos cuidados que esta doença requer. Na construção do design da interface são consideradas heurísticas de usabilidade, acessibilidade e inclusão, para que qualquer tipo de utilizador tenha uma boa experiência ao navegar no website responsivo. Através das avaliações dos utilizadores verificou-se a potencialidade desta interface. A aplicação NOA foi bem aceite e bastante apreciada por pacientes que sofrem de doenças reumáticas, cuidadores e outas pessoas que testaram a aplicação. A solução tecnológica desenvolvida para este projeto foi adaptada para um outro contexto: o de treino em comunicação para estudantes de Ciências Farmacêuticas e foi realizado um questionário SUS com estudantes e estagiários desta área, com resultados igualmente positivos.Rheumatic diseases are the primary reason for primary care consultation and are also the leading cause of temporary disability for work and early retirement because of sickness/disability in Europe. In this project a web application called NOA (New Osteoarthritis Approach) was developed to promote education about a particular rheumatic disease, Osteoarthritis. This application uses a cartoon-type virtual tutor capable of communicating with both verbal and nonverbal language. This virtual tutor plays the role of "pair" as it represents a patient suffering from the disease. The dialogs built into the application are intended to lead users to acquire new knowledge, educate for disease management and health promotion and stimulate the search for additional information. At the end of each conversation with the virtual tutor, there is a quiz game that puts the user's knowledge to the test. In the application development, gamification strategies were applied to motivate the user to play and learn more. The texts of the dialogues and quizzes were produced by a member of the Portuguese League Against Rheumatic Diseases (LPCDR) specialized in the care that this disease requires. In the construction of the interface design, heuristics of usability, accessibility and inclusion were considered, so that any type of user has a good experience when navigating the responsive website. Through user evaluations the potentiality of this interface was verified. The NOA application has been well accepted and greatly appreciated by patients suffering from rheumatic diseases, caregivers and others who have tested the application. The technological solution developed for this project was adapted to another context: communication training for Pharmaceutical Sciences students and a SUS questionnaire was conducted with students and interns in this area, with equally positive results.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Catarina Barreira Cavique2019-12-09T15:37:41Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40427TID:202388255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:07.971059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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