Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borda D’Água, Joana Bolota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53774
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2022
id RCAP_2a758634066f5d81361ef47e549fa1a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumáticaartrite idiopática juvenilAIJdoença crónicaaplicação Webgamificaçãopersonagem virtualquizTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Departamento de InformáticaTrabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2022O presente projeto surgiu de uma colaboração com a Associação Nacional de Doentes com Artrite Idiopática (ANDAI) com o objetivo de conceber e desenvolver uma aplicação Web para ajudar as crianças e jovens que sofrem de Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) a lidar de uma melhor maneira com esta doença reumática. O público-alvo é composto por crianças por volta dos 10 anos de idade que sofrem desta doença. A motivação é ajudá-los a crescer com o conhecimento necessário para poder lidar de uma melhor maneira com esta doença reumática que os limita no seu dia-a dia, ajudando-os a ser mais autónomos face aos cuidados que a AIJ requer e a melhorar a sua qualidade de vida. Os 10 anos marcam também a idade de transição escolar do 1º para o 2º ciclos, o que implica, na maior parte dos casos, uma mudança de escola, para um ambiente em que os colegas são mais crescidos (e nem sempre mais empáticos). A aplicação Web concebida e desenvolvida inclui um personagem virtual para comunicar com o utilizador e para o guiar, através de texto, áudio e expressões faciais variadas para transmitir diferentes emoções. O papel desempenhado pela personagem é de um jovem que sofre desta doença, tal como o público-alvo, para que o mesmo se possa identificar e criar empatia facilmente. Recorre-se a estratégias de gamificação para potencialmente promover a empatia e motivação dos utilizadores da aplicação. O trabalho foi acompanhado por elementos da Associação Nacional de Doentes com Artrite Idiopática (ANDAI) e por dois investigadores da área das Ciências Farmacêuticas.This project emerged from a collaboration with the National Association of Patients with Idiopathic Arthritis (ANDAI) with the aim of designing and developing a web application to help children and young people who are protected from Juvenile Idiopathic Arthritis (JIA) to manage in a better way with this rheumatic disease. The target audience is children around 10 years of age who experience this disease. The motivation is to help them growth with the necessary knowledge to be able to better deal with this rheumatic disease that limits their daily lives, helping them to be more autonomous in the face of the care that AIJ requires and improve your quality of life. The age of 10 also marks the age of school transition from the 1st to the 2nd cycle, which implies, in most cases, a change of school, to an environment in which classmates are more grown up (and not always more empathetic). The web application conceived and developed includes a virtual character to communicate with the user and to guide him, through text, audio and varied facial expressions to convey different emotions. The role played by the character is a young man who suffers from this disease, as well as the target audience, so that he can easily identify and empathize. The gamification strategy is used to potentially promote the empathy and motivation of the application's users. The work was accompanied by members of the National Association of Patients with Idiopathic Arthritis (ANDAI) and by two researchers from the field of Pharmaceutical Sciences.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBorda D’Água, Joana Bolota2022-07-13T09:43:21Z202220212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:44.255752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
title Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
spellingShingle Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
Borda D’Água, Joana Bolota
artrite idiopática juvenil
AIJ
doença crónica
aplicação Web
gamificação
personagem virtual
quiz
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Departamento de Informática
title_short Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
title_full Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
title_fullStr Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
title_full_unstemmed Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
title_sort Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
author Borda D’Água, Joana Bolota
author_facet Borda D’Água, Joana Bolota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borda D’Água, Joana Bolota
dc.subject.por.fl_str_mv artrite idiopática juvenil
AIJ
doença crónica
aplicação Web
gamificação
personagem virtual
quiz
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Departamento de Informática
topic artrite idiopática juvenil
AIJ
doença crónica
aplicação Web
gamificação
personagem virtual
quiz
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Departamento de Informática
description Trabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-13T09:43:21Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53774
url http://hdl.handle.net/10451/53774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598725107712