E-learning : contribuição para o ensino de design têxtil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/943 |
Resumo: | Pretendemos com este estudo contribuir para aprendizagens significativas no domínio do Design Têxtil, aproximando-o das potencialidades inerentes aos sistemas de construção do conhecimento. Abordamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como utensílios pedagógicos incontornáveis, pela capacidade que têm de transmitir informação e de permitir a comunicação entre pessoas, servindo-se da conjugação de imagens, texto, sons e vídeo numa plataforma interactiva. Atendemos ao avanço dessas tecnologias educativas que provavelmente serão o veículo para a génese de um novo paradigma educativo. Exploramos também o conceito de Design e a importância do mesmo no âmbito do processo de aprendizagem. O presente trabalho, evidencia o e-learning e a integração do Design Têxtil neste processo de ensino/aprendizagem, assunto com escassa presença até hoje na web em Português. Apresentamos um aplicativo web, como ferramenta de apoio à aprendizagem presencial do Design Têxtil. A construção e desenvolvimento da aplicação sustentou-se numa perspectiva pedagógico/didáctica, conjugando sempre o conteúdo da pesquisa com as características próprias de um ambiente e-learning. Submetemos o aplicativo a um teste e avaliação dividido em duas fases: na primeira fase definimos e propomos tarefas para um teste de usabilidade; na segunda fase submetemos o aplicativo a uma análise gráfica do interface, com base em critérios pré-estabelecidos. Em ambas as fases aplicámos um questionário com o intuito de diagnosticar o nível de satisfação dos utilizadores. Este estudo evidencia a dificuldade inerente à conformação de opiniões relativamente à concepção e usabilidade do interface. Contudo as conclusões revelam que o aplicativo b-designtextil, em condições normais de funcionamento, constituiu uma ferramenta geradora de aquisições significativas em Design Têxtil. |
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E-learning : contribuição para o ensino de design têxtil677.074.137.018.43681.324Pretendemos com este estudo contribuir para aprendizagens significativas no domínio do Design Têxtil, aproximando-o das potencialidades inerentes aos sistemas de construção do conhecimento. Abordamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como utensílios pedagógicos incontornáveis, pela capacidade que têm de transmitir informação e de permitir a comunicação entre pessoas, servindo-se da conjugação de imagens, texto, sons e vídeo numa plataforma interactiva. Atendemos ao avanço dessas tecnologias educativas que provavelmente serão o veículo para a génese de um novo paradigma educativo. Exploramos também o conceito de Design e a importância do mesmo no âmbito do processo de aprendizagem. O presente trabalho, evidencia o e-learning e a integração do Design Têxtil neste processo de ensino/aprendizagem, assunto com escassa presença até hoje na web em Português. Apresentamos um aplicativo web, como ferramenta de apoio à aprendizagem presencial do Design Têxtil. A construção e desenvolvimento da aplicação sustentou-se numa perspectiva pedagógico/didáctica, conjugando sempre o conteúdo da pesquisa com as características próprias de um ambiente e-learning. Submetemos o aplicativo a um teste e avaliação dividido em duas fases: na primeira fase definimos e propomos tarefas para um teste de usabilidade; na segunda fase submetemos o aplicativo a uma análise gráfica do interface, com base em critérios pré-estabelecidos. Em ambas as fases aplicámos um questionário com o intuito de diagnosticar o nível de satisfação dos utilizadores. Este estudo evidencia a dificuldade inerente à conformação de opiniões relativamente à concepção e usabilidade do interface. Contudo as conclusões revelam que o aplicativo b-designtextil, em condições normais de funcionamento, constituiu uma ferramenta geradora de aquisições significativas em Design Têxtil.With this study we intend to contribute for a significant learning in Textile Design domain; approaching the potentialities inherent to systems of knowledge construction. We approach the technology of information and communication (TIC) as inevitable pedagogic utensils, for it’s capacity of transmission of information and for allowing communication between people, using the conjugation of images, text, sound and video on a interactive platform. We consider the advance of these educative technologies that are likely the vehicle for a genesis of a new educative paradigm. We also explore the concept of design and it’s importance in the learning process ambit. This work, evidences the e-learning and the integration of textile design in the teaching / learning process; a subject that lacks presence to this day in Portuguese, on the web. We present a web application, as a tool to support the attended learning of Textile Design. The construction and development of this application is supported on a pedagogic/didactics perspective, always associating the contents in the search with the own characteristics of a e-learning environment. The application was subjected to a test and valuation divided in two stages: on the first stage, we define and propose tasks for a usage test, on the second stage the application was subjected to a graphic analysis of criteria. To both stages we applied a questionnaire intended to diagnose the level of satisfaction of the user. This study evidences the difficulty inherent from resigned opinions towards the conception and function of the interface; however the conclusions reveal that the application b-designtextil, in normal working conditions, may be a tool generator of significant acquisitions in Textile Design.Universidade do MinhoDias, Emanuel20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegimage/jpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:09.653049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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