A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/5719 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação |
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A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior37.018.43681.324378Dissertação de Mestrado em EducaçãoA investigação apresentada tem como principal objectivo desenvolver um estudo que permita determinar algumas das características de um Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet (SGAI) no Ensino Superior português. Para isso foram definidas duas fases distintas. Numa primeira fase foi desenvolvido um estudo, com carácter extensivo, no qual se distribuíram inquéritos a 328 estabelecimentos de Ensino Superior do país, sendo esta a quase totalidade do universo da população-alvo. Nesta fase pretendeu-se perceber que instituições possuíam SGAI, de que forma as utilizavam e como as instituições as caracterizavam. Foi também possível perceber as vantagens da utilização do e-mail, como recurso alternativo ao correio postal ou entrega em mão, no envio de um inquérito a uma população dispersa. Esta primeira recolha de dados, com carácter exploratório, permitiu-nos determinar uma amostra de instituições com SGAI (Pedago, E-studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar). Neste sentido, e já na segunda fase do estudo, desenvolvemos uma análise descritiva e comparativa entre os diferentes ambientes aos quais tivemos acesso, de forma encontrar aspectos, na construção e utilização destes sistemas, que permitam contribuir para a definição de indicadores no que diz respeito à construção de um SGAI.The presented investigation has as its main aim to develop a study which allows us to collect information on the features of the Internet Learning Management System of the High School Education in Portugal. Therefore, two distinct phases were established. At first, we developed a study with an extensive character in which we handed out questionnaires in 328 High School institutions in our country, being these our target-group. During this period, we tried to understand: which were the institutions that had ILMS implemented, in which ways they were implemented and how the institutions characterized them. Moreover, it was also possible to understand the usage advantages of the e-mail messaging system as an alternative resource to the average mail system or even hand-to-hand mail. This first data collection, with an exploratory character, allowed us to determine the number of institutions with ILMS (Pedago, Estudo, Moodle, Luvit, Teleduc and Teleformar). In this way, and in the second phase of the study, we have developed a descriptive and comparative analysis between the different types of virtual environments as a way to find aspects in their construction and usage which allows us to contribute to the definition of the main features which one has to have into account in the building of a ILMS Project.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoPinheiro, Ana Cristina Dias2005-10-252005-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:02.861007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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