A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cristina Dias
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/5719
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação
id RCAP_858b652872320b99cf68ada212c9e74d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior37.018.43681.324378Dissertação de Mestrado em EducaçãoA investigação apresentada tem como principal objectivo desenvolver um estudo que permita determinar algumas das características de um Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet (SGAI) no Ensino Superior português. Para isso foram definidas duas fases distintas. Numa primeira fase foi desenvolvido um estudo, com carácter extensivo, no qual se distribuíram inquéritos a 328 estabelecimentos de Ensino Superior do país, sendo esta a quase totalidade do universo da população-alvo. Nesta fase pretendeu-se perceber que instituições possuíam SGAI, de que forma as utilizavam e como as instituições as caracterizavam. Foi também possível perceber as vantagens da utilização do e-mail, como recurso alternativo ao correio postal ou entrega em mão, no envio de um inquérito a uma população dispersa. Esta primeira recolha de dados, com carácter exploratório, permitiu-nos determinar uma amostra de instituições com SGAI (Pedago, E-studo, Moodle, Luvit, Teleduc e Teleformar). Neste sentido, e já na segunda fase do estudo, desenvolvemos uma análise descritiva e comparativa entre os diferentes ambientes aos quais tivemos acesso, de forma encontrar aspectos, na construção e utilização destes sistemas, que permitam contribuir para a definição de indicadores no que diz respeito à construção de um SGAI.The presented investigation has as its main aim to develop a study which allows us to collect information on the features of the Internet Learning Management System of the High School Education in Portugal. Therefore, two distinct phases were established. At first, we developed a study with an extensive character in which we handed out questionnaires in 328 High School institutions in our country, being these our target-group. During this period, we tried to understand: which were the institutions that had ILMS implemented, in which ways they were implemented and how the institutions characterized them. Moreover, it was also possible to understand the usage advantages of the e-mail messaging system as an alternative resource to the average mail system or even hand-to-hand mail. This first data collection, with an exploratory character, allowed us to determine the number of institutions with ILMS (Pedago, Estudo, Moodle, Luvit, Teleduc and Teleformar). In this way, and in the second phase of the study, we have developed a descriptive and comparative analysis between the different types of virtual environments as a way to find aspects in their construction and usage which allows us to contribute to the definition of the main features which one has to have into account in the building of a ILMS Project.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoPinheiro, Ana Cristina Dias2005-10-252005-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:02.861007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
title A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
spellingShingle A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
Pinheiro, Ana Cristina Dias
37.018.43
681.324
378
title_short A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
title_full A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
title_fullStr A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
title_full_unstemmed A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
title_sort A aprendizagem em rede em Portugal : um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na internet em instituições de ensino superior
author Pinheiro, Ana Cristina Dias
author_facet Pinheiro, Ana Cristina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Cristina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 37.018.43
681.324
378
topic 37.018.43
681.324
378
description Dissertação de Mestrado em Educação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-25
2005-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/5719
url http://hdl.handle.net/1822/5719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132774283608064