A marca, o género e o logótipo : uma análise exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhal, Marcelo Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31359
Resumo: O género é uma dimensão fundamental da personalidade da marca, pois é um preditor eficiente de brand equity. Por outro lado, a literatura sugere que o design do logótipo de uma marca tem um impacto positivo na formação da perceção desta dimensão. Esta dissertação tem como o bjetivo compreender em que medida as marcas tiram partido da influência do design do seu logótipo na formação da dimensão do género. Para dar resposta a esta questão de investigação, procedemos a uma análise exploratória. Num primeiro estudo, vários logótipos de marcas direcionadas a um género em particular foram analisados tendo em conta várias diretrizes provenientes da literatura, através da metodologia de análise de conteúdo. Numa segunda fase, foram realizadas várias entrevistas a profissionais da área do branding de modo a compreender se o facto de uma marca procurar apelar a um género em particular tem influência no processo de construção do logótipo e como é que essa influência se dá. Os resultados do primeiro estudo indicam que as marcas não estão a capitalizar a influência do design do seu logótipo na formação da perceção do género da marca, de acordo com as sugestões da literatura. Por outro lado, os resultados do segundo estudo indicam que o género do público-alvo a que uma marca procura apelar é um fator determinante na concepção do logótipo e que as diretrizes provenientes da literatura são consideradas ao longo do seu desenvolvimento, porém, de forma flexível, uma vez que o logótipo se enquadra numa estratégia de comunicação integrada e abrangente da marca.
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