Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3467
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 20 de Maio de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_30e11fd90c2b81fd709a122198587127
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas criançasEducação Pré-EscolarEducador de InfânciaEnsino Básico (1º Ciclo)MúsicaPrática EducativaPrática PedagógicaProfessorMestrado (PES II), Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 20 de Maio de 2015, Universidade dos Açores.Com o presente relatório de estágio pretende-se relatar, de uma forma geral, muitos do momentos vivenciados nos nossos estágios, tanto na educação pré-escolar como no ensino do 1º ciclo do ensino básico, sobretudo os momentos referentes ao trabalho realizado na temática escolhida: "Abordagem à Música e ao Movimento como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências nas Crianças". Os dois estágios desenvolveram-se no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. Este documento encontra-se organizado em três grandes partes, iniciando-se com um enquadramento teórico, quer da formação do educador/professor quer da temática aprofundada, seguindo-se da análise e reflexão do percurso formativo realizado nos estágios pedagógicos, onde se contemplou a perceção de educadores e professores sobre da relevância da abordagem à música e ao movimento em contexto, fruto do estudo realizado. Nas atividades desenvolvidas, no pré-escolar e no 1º CEB, conseguimos explorar muitas das potencialidades da música e do movimento, proporcionando um momento de interdisciplinaridade entre áreas curriculares que, segundo os educadores e professores do nosso estudo, poderão ser potenciadoras de desenvolvimento de competências das crianças na escola.ABSTRACT: This internship report intends to give a general account of some of the moments experienced during our training period, both in pre-school education and in teaching the first cycle of basic education, especially those concerning the work implemented on the chosen topic: "Approach to Music and Movement as a Strategy for the Development of Skills in Children". The two stages were developed in the context of curricular units of Supervised Educational Practice I and II, integrated into the syllabus of the master’s degree in Early Childhood Education and Teaching of the first cycle of basic education, Department of Educational Sciences of the University of the Azores. This document is organized into three parts. The first is a theoretical framework about the vocational training of the educator/teacher and the detailed thematic of the report. The second is an analysis and reflection on the formative journey during the teaching training, in which educators and teachers realised the significance of the approach to music and movement in the school context, as a result of the third part, which was the study. The activities carried out in pre-school and in the first cycle of basic education allowed us to broadly explore the effects of music and movement amongst children, and also provided a moment of interdisciplinarity between curricular areas that may help improve the development of skills in children.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresCarvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho2015-07-15T09:12:52Z2015-05-202015-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3467201406080porCarvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho. "Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças". 2015. 98 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:30Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:02.144878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
title Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
spellingShingle Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho
Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Música
Prática Educativa
Prática Pedagógica
Professor
title_short Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
title_full Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
title_fullStr Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
title_full_unstemmed Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
title_sort Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
author Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho
author_facet Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Música
Prática Educativa
Prática Pedagógica
Professor
topic Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Música
Prática Educativa
Prática Pedagógica
Professor
description Mestrado (PES II), Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 20 de Maio de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15T09:12:52Z
2015-05-20
2015-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3467
201406080
url http://hdl.handle.net/10400.3/3467
identifier_str_mv 201406080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho. "Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças". 2015. 98 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130711890853888