The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/92092 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_3101575fc54875eb00b7cef53a108dd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/92092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and ArtA Rapariga no Museu - Vídeo sobre a exploração da relação da Mulher com a ArteVideoArteAnimação 2DAnimação 3DFeminismoVideoArt2D Animation3D AnimationFeminismDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaAs mulheres sempre foram objecto de estudo em arte, mas a arte que elas mesmas criam tem sido sistematicamente excluída dos registos da história da arte há séculos. Isto deixa-nos com um ponto de vista unilateral sobre a participação da mulher no mundo da arte e da própria arte em si.Para enfrentar esta discrepância, este trabalho pretende criar uma animação a apresentar e chamar a atenção ao trabalho de várias artistas femininas. De maneira a criar este filme vou antes explorar a história da animação, especificamente sobre a animação que mistura técnicas em 2D e 3D ao analisar os filmes: "O Príncipe do Egito", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" e " Paperman", examinando como estes utilizam estas técnicas para contar uma história convincente. Isto é feito com a intenção de criar uma animação que apresenta e destaca o trabalho de artistas em diversas áreas. As artistas que escolhi investigar são Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl e Yayoi Kusama. Desta lista decidi destacar o trabalho de Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović e Qing Han.Women have always been a subject of art but the art that they themselves create has been systematically excluded from art history records for centuries. This has left us with a one-sided point of view of the portrayal of women in art and of art itself.In order to tackle this discrepancy, this work intends to create an animation presenting and shining a spotlight on the work of several female artists. In order to create this film I will delve into the history of animation, more specifically animation which mixes both 2D and 3D animation techniques and analyze the films: "The Prince of Egypt", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" and "Paperman", by examining how they utilize these techniques in order to tell a compelling story. All with the intention to create an animation showcasing several artworks by artists in different fields. The artists chosen to study were Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han. And from this lineup I ultimately chose to highlight the work of Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han.Women have always been a subject of art but the art that they themselves create has been systematically excluded from art history records for centuries. This has left us with a one-sided point of view of the portrayal of women in art and of art itself.In order to tackle this discrepancy, this work intends to create an animation presenting and shining a spotlight on the work of several female artists. In order to create this film I will delve into the history of animation, more specifically animation which mixes both 2D and 3D animation techniques and analyze the films: "The Prince of Egypt", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" and "Paperman", by examining how they utilize these techniques in order to tell a compelling story. All with the intention to create an animation showcasing several artworks by artists in different fields. The artists chosen to study were Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han. And from this lineup I ultimately chose to highlight the work of Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han.As mulheres sempre foram objecto de estudo em arte, mas a arte que elas mesmas criam tem sido sistematicamente excluída dos registos da história da arte há séculos. Isto deixa-nos com um ponto de vista unilateral sobre a participação da mulher no mundo da arte e da própria arte em si.Para enfrentar esta discrepância, este trabalho pretende criar uma animação a apresentar e chamar a atenção ao trabalho de várias artistas femininas. De maneira a criar este filme vou antes explorar a história da animação, especificamente sobre a animação que mistura técnicas em 2D e 3D ao analisar os filmes: "O Príncipe do Egito", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" e " Paperman", examinando como estes utilizam estas técnicas para contar uma história convincente. Isto é feito com a intenção de criar uma animação que apresenta e destaca o trabalho de artistas em diversas áreas. As artistas que escolhi investigar são Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl e Yayoi Kusama. Desta lista decidi destacar o trabalho de Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović e Qing Han.2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92092http://hdl.handle.net/10316/92092TID:202553620engCerqueira, Carolina Dantasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:16.468078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art A Rapariga no Museu - Vídeo sobre a exploração da relação da Mulher com a Arte |
title |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
spellingShingle |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art Cerqueira, Carolina Dantas Video Arte Animação 2D Animação 3D Feminismo Video Art 2D Animation 3D Animation Feminism |
title_short |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
title_full |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
title_fullStr |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
title_full_unstemmed |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
title_sort |
The Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Art |
author |
Cerqueira, Carolina Dantas |
author_facet |
Cerqueira, Carolina Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Carolina Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Video Arte Animação 2D Animação 3D Feminismo Video Art 2D Animation 3D Animation Feminism |
topic |
Video Arte Animação 2D Animação 3D Feminismo Video Art 2D Animation 3D Animation Feminism |
description |
Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/92092 http://hdl.handle.net/10316/92092 TID:202553620 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/92092 |
identifier_str_mv |
TID:202553620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134009527107584 |