O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29647 |
Resumo: | O presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional. |
id |
RCAP_310b10e57af4b2f9fc9999a83a0bc55c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolarDesenvolvimento emocionalEmoçãoEmoções primáriasRegulação emocionalBem-estar emocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional.Silva, MarleneRepositório ComumLourenço, Ana Raquel2019-09-05T11:08:01Z2019-07-082019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29647TID:202279537pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.032423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
title |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
spellingShingle |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar Lourenço, Ana Raquel Desenvolvimento emocional Emoção Emoções primárias Regulação emocional Bem-estar emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
title_full |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
title_fullStr |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
title_sort |
O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolar |
author |
Lourenço, Ana Raquel |
author_facet |
Lourenço, Ana Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marlene Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Ana Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento emocional Emoção Emoções primárias Regulação emocional Bem-estar emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento emocional Emoção Emoções primárias Regulação emocional Bem-estar emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-05T11:08:01Z 2019-07-08 2019-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29647 TID:202279537 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29647 |
identifier_str_mv |
TID:202279537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917295079424 |