Marketing verde no turismo na Ilha do Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Wander Dias de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27787
Resumo: O marketing verde e o ecoturismo, ou turismo ecológico, estão a aumentar à escala mundial, sendo o segmento de crescimento mais rápido dentro da indústria do turismo. Inicialmente, este conceito foi adotado para conservar o ambiente mas, no seu desenvolvimento, tem-se tornado também uma estratégia de marketing para o turismo e um estímulo aos turistas com preocupações ambientais. Tendo em conta que o ambiente é primordial para desenvolvimento da prática da actividade turística, mas que o turismo pode ter consequências negativas nesse mesmo ambiente, as organizações ligadas ao turismo e as comunidades locais devem trabalhar em conjunto para minimizar os impactos negativos, numa visão estratégica de marketing verde e de desenvolvimento sustentável da ilha. Assim importa saber se a inserção da ilha do Príncipe numa Reserva da Biosfera se tem traduzido em estratégias e acções de marketing verde das organizações turísticas que satisfaçam os habitantes da ilha. Neste sentido, o objectivo deste trabalho foi o de conhecer a opinião dos habitantes da ilha do Príncipe sobre a HBD, avaliando as prácticas de marketing verde que adopta. Para tal, foi feita uma investigação conclusiva-descritiva, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), que seguiu três etapas, uma de revisão da literatura e documental com recurso a fontes de informação secundárias. As outras duas, de recolha de dados primários, foram suportadas numa entrevista informal aos responsáveis da HBD, e num inquérito por questionário a uma amostra de residentes na ilha para conhecer a sua percepção e o seu grau de satisfação relativamente às práticas de marketing verde da HBD. Os resultados obtidos evidenciam que o destino turístico Ilha do Príncipe não só atende às questões ambientais nas suas estratégias de marketing verde como estas satisfazem os residentes sendo o bom relacionamento entre a empresa e a comunidade local, fundamental ao sucesso e boa imagem do destino turistíco; Abstract: Green marketing and ecotourism are increasing worldwide and are the fastest growing segment within the tourism industry. Initially, this concept was adopted to preserve the environment but, in its development, it has also become a marketing strategy for tourism and a stimulus for tourists with environmental concerns. Therefore, is important to know whether the trecognition of Princepe’s Island as Biosphere Reserve has translated into green marketing strategies and actions of tourist organizations that are perceived and valued by the inhabitants of the island. Considering that Environment is essential for the development of tourism, but that tourism can have negative consequences for the same environment, tourism organizations and local communities must work together to minimize negative impacts in a strategic vision of green marketing and sustainable development of the island. In this sense, the objective of this work was to know the opinion of Príncipe’s Island inhabitants with HBD, evaluating the practices of green marketing that it adopts. To this end, a Conclusive-Descriptive mixed research approach (Qualitative and Quantitative) was carried out to understand the perceptions and satisfaction of the inhabitants with HBD. First, an initial review of the literature using secondary sources of information was implemented. Than two thecniques of primary data collection were adopted: an interview with HBD managers and a questionnaire survey of a sample of Island to inquire about their degree of satisfaction with HBD's green marketing practices. The results obtained showed that Príncipe Island as a tourist destination not only addresses environmental issues in its green marketing strategies as these satisfy the residents, being the good relationship between the company and the local community, essential to the success and good image of the tourism destination.
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