Percursos pedestres acessíveis para pessoas com incapacidade na cidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Inês Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33864
Resumo: O estudo das práticas turísticas de pessoas com incapacidade (PcI) tem vindo a ganhar notoriedade ao longo dos tempos. As PcI são um grupo heterogéneo com diferentes motivações e com a mesma vontade de viajar que as pessoas sem incapacidade. Este grupo de pessoas visita diferentes destinos de viagens, incluindo destinos urbanos. Contudo, as suas viagens continuam a ser altamente prejudicadas pela predominância de barreiras que dificultam, ou mesmo impedem, a realização de uma viagem segura e independente. Apesar de as cidades serem cada vez mais atrativas, não só para residir como também para visitar, muitas cidades enfrentam vários problemas em termos de acessibilidade. Neste contexto, o planeamento das cidades deve ter como elemento central as pessoas, de forma que todas, independentemente das suas caraterísticas e condições funcionais, possam usufruir destes espaços e obter experiências enriquecedoras. Contudo a forma como as cidades devem ser desenvolvidas para serem espaços acessíveis a todos é ainda uma área pouco estudada. A cidade de Aveiro tem aumentado a sua atratividade turística. No entanto, uma grande parte da cidade não poderá ser visitada por PcI. Neste contexto, esta dissertação pretende propor para esta cidade dois percursos pedestres acessíveis para pessoas com incapacidade visual (PcIV) e pessoas com incapacidade motora (PcIM). Para dar resposta a este objetivo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas a PcIV e PcIM e à realização de um processo de observação participante com recurso a uma checklist, elaborada com base na revisão da literatura e das entrevistas realizadas a PcI, dos requisitos necessários para que um percurso seja considerado acessível para PcIV e PcIM. Os percursos foram desenhados tendo como base as principais motivações que os entrevistados enunciaram para visitar Aveiro. O recurso a estas metodologias permitiu desenhar dois percursos que apesar de cumprirem alguns requisitos de acessibilidade não cumpriam todos os requisitos necessários. Consequentemente, são propostas algumas ações de melhoria para tornar esses percursos acessíveis. Esta dissertação termina com algumas contribuições para melhorar a acessibilidade das cidades, de forma que todos possam visitar estes espaços.
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Neste contexto, o planeamento das cidades deve ter como elemento central as pessoas, de forma que todas, independentemente das suas caraterísticas e condições funcionais, possam usufruir destes espaços e obter experiências enriquecedoras. Contudo a forma como as cidades devem ser desenvolvidas para serem espaços acessíveis a todos é ainda uma área pouco estudada. A cidade de Aveiro tem aumentado a sua atratividade turística. No entanto, uma grande parte da cidade não poderá ser visitada por PcI. Neste contexto, esta dissertação pretende propor para esta cidade dois percursos pedestres acessíveis para pessoas com incapacidade visual (PcIV) e pessoas com incapacidade motora (PcIM). Para dar resposta a este objetivo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas a PcIV e PcIM e à realização de um processo de observação participante com recurso a uma checklist, elaborada com base na revisão da literatura e das entrevistas realizadas a PcI, dos requisitos necessários para que um percurso seja considerado acessível para PcIV e PcIM. Os percursos foram desenhados tendo como base as principais motivações que os entrevistados enunciaram para visitar Aveiro. O recurso a estas metodologias permitiu desenhar dois percursos que apesar de cumprirem alguns requisitos de acessibilidade não cumpriam todos os requisitos necessários. Consequentemente, são propostas algumas ações de melhoria para tornar esses percursos acessíveis. Esta dissertação termina com algumas contribuições para melhorar a acessibilidade das cidades, de forma que todos possam visitar estes espaços.The study of tourism practices, encompassing people with disabilities (PwD), has gained particular interest and visibility overtime. People with Disabilities is a heterogeneous group with different motivations, but with the same desire to travel when compared to people without disabilities. Normally, this specific group chooses and visits different travel destinations, including urban destinations with easy accessibility. However, their travel is still highly impaired because of the existence of barriers that hinder, or even prevent, the achievement of safe but also independent travel. Although, cities are becoming more attractive, not only to live but also to visit, most of them still embrace several problems of accessibility. Therefore, in this case, the City Planning should see people as a central element, so that all, regardless of their characteristics and functional conditions, could enjoy these spaces and obtain enriching experiences. However, the way cities should be developed, to have accessible spaces to all communities, remains poorly studied. The City of Aveiro has increased its tourist attractiveness, but even so, a large part of the city can’t be visited by PwD. In this context, this dissertation aims to suggest, two accessible pedestrian paths for people with visual and motor disabilities. To address these questions, it was perfomed qualitative research, including interviews with PwD, as well as it was also implemented a process of Participant Observation using a checklist created using data from the literature as well as the data obtained through the interviews conducted with PwD. These data are crucial requirements, that can lead to the paths being considered accessible and available to people with visual and motor disabilities. The paths were designed based on the main motivations mentioned (its cultural and natural resources) by the interviewees, who visited Aveiro. The use of this methodology allowed the design two paths, which matches some accessibility requirements, but not all the necessary ones. Consequently, some improvement actions are suggested to make these path accessible. This dissertation ends with some contributions to improve the Cities Accessibility so that everyone can visit these spaces.2022-05-11T13:54:45Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33864porMatos, Inês Sofia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:10Zoai:ria.ua.pt:10773/33864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:12.564755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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