A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38674 |
Resumo: | O turismo acessível é uma das áreas de investigação em crescimento. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área aborda a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que foque as barreiras interpessoais, mais concretamente, as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a maioria dos cursos superiores de turismo não contemplam, nos seus programas curriculares, um módulo dedicado a esta temática. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo determinar se os contactos prévios com pessoas com incapacidade (PCI) influenciam o conhecimento que os estudantes, de licenciatura e mestrado da área do turismo, possuem acerca do turismo acessível, bem como as suas atitudes em relação a este grupo de pessoas. Para a concretização destes objetivos foi administrado um questionário a 288 estudantes dos cursos de superiores de turismo. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que, frequentemente, contactam com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente a nível do conhecimento que possuem acerca do segmento de mercado do turismo acessível e das atitudes em relação a este grupo. Este estudo contribui, num plano teórico, para a validação da relação que existe entre a frequência do contacto prévio com PCI e as atitudes em relação a este grupo de pessoas. Por outro lado, a nível prático contribui para que as instituições de ensino superior, técnico-profissionais ou empresas de formação profissional, possam reprogramar os planos curriculares de forma a melhorar as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. |
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A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismoTurismo acessívelInteraçãoPessoas com incapacidade (PCI)AtitudesFormação superior em turismoO turismo acessível é uma das áreas de investigação em crescimento. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área aborda a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que foque as barreiras interpessoais, mais concretamente, as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a maioria dos cursos superiores de turismo não contemplam, nos seus programas curriculares, um módulo dedicado a esta temática. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo determinar se os contactos prévios com pessoas com incapacidade (PCI) influenciam o conhecimento que os estudantes, de licenciatura e mestrado da área do turismo, possuem acerca do turismo acessível, bem como as suas atitudes em relação a este grupo de pessoas. Para a concretização destes objetivos foi administrado um questionário a 288 estudantes dos cursos de superiores de turismo. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que, frequentemente, contactam com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente a nível do conhecimento que possuem acerca do segmento de mercado do turismo acessível e das atitudes em relação a este grupo. Este estudo contribui, num plano teórico, para a validação da relação que existe entre a frequência do contacto prévio com PCI e as atitudes em relação a este grupo de pessoas. Por outro lado, a nível prático contribui para que as instituições de ensino superior, técnico-profissionais ou empresas de formação profissional, possam reprogramar os planos curriculares de forma a melhorar as atitudes em relação às pessoas com incapacidade.Accessible tourism is one of the growing research areas. However, most of the scientific production within this area addresses physical accessibility, with very little research focusing interpersonal barriers, more specifically attitudes towards people with disabilities. In Portugal, the majority of higher education tourism courses do not include in their curriculum a module dedicated to this subject. The purpose of this research is to determine whether previous contacts with people with special needs influences the knowledge about the accessible tourism market segment of tourism undergraduate and master students, as well as their attitudes towards this group of people. In order to achieve these objectives, a questionnaire was self-administered to 288 students of the higher education in tourism. The findings suggested that there are statistically significant differences between students who frequently contact people with special needs, particularly in terms of their knowledge of the accessible tourism market segment and attitudes towards this group. This study contributes, on a theoretical plan, for the validation of the relation between the frequency of previous contact with people with special needs and their attitudes towards this group of people. On the other hand, at a practical level, it helps higher education and vocational training institutions in order to reprogram curricula to improve attitudes towards people with disabilities.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-14T15:26:20Z2021-06-30T00:00:00Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38674por10.34624/rtd.v1i36.10649Leal, NunoEusébio, Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:26Zoai:ria.ua.pt:10773/38674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:01.837703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O turismo acessível é uma das áreas de investigação em crescimento. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área aborda a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que foque as barreiras interpessoais, mais concretamente, as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a maioria dos cursos superiores de turismo não contemplam, nos seus programas curriculares, um módulo dedicado a esta temática. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo determinar se os contactos prévios com pessoas com incapacidade (PCI) influenciam o conhecimento que os estudantes, de licenciatura e mestrado da área do turismo, possuem acerca do turismo acessível, bem como as suas atitudes em relação a este grupo de pessoas. Para a concretização destes objetivos foi administrado um questionário a 288 estudantes dos cursos de superiores de turismo. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que, frequentemente, contactam com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente a nível do conhecimento que possuem acerca do segmento de mercado do turismo acessível e das atitudes em relação a este grupo. Este estudo contribui, num plano teórico, para a validação da relação que existe entre a frequência do contacto prévio com PCI e as atitudes em relação a este grupo de pessoas. Por outro lado, a nível prático contribui para que as instituições de ensino superior, técnico-profissionais ou empresas de formação profissional, possam reprogramar os planos curriculares de forma a melhorar as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. |
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