Ensinar e aprender: leituras centradas no professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ferreira, Isabel, Cunha, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11895
Resumo: A opção dos alunos por uma abordagem superficial ou profunda à aprendizagem é determinada por uma série de factores pessoais e contextuais de acordo com a literatura SAL (Students Approaches to Learning). Com efeito, a forma como os professores abordam o seu ensino constitui um dos factores do contexto recentemente referenciado na literatura, nomeadamente por Prosser, Trigwell e Kember, como exercendo uma influência importante na opção dos alunos por uma determinada abordagem à aprendizagem. Neste estudo pretendemos avaliar o impacto das abordagens dos professores ao ensino nas abordagens à aprendizagem dos respectivos alunos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A amostra tomada é de 839 alunos e 210 professores. Os resultados sugerem que a abordagem compreensiva ao ensino está associada a resultados escolares mais elevados. Sustentam, ainda, que a abordagem transmissiva ao ensino parece desencorajar a adopção de uma abordagem profunda à aprendizagem. Para além disso, e apesar de os professores optarem sobretudo por uma abordagem compreensiva ao ensino, a maior parte dos respectivos alunos não percebe os ambientes de aprendizagem como exigindo a adopção de uma abordagem profunda para lhes fazer face. Estes dados corroboram o papel desempenhado pelas exigências percebidas dos contextos na determinação do seu comportamento de estudo e nos respectivos resultados de aprendizagem.
id RCAP_313a132e7325be478ef40b15d308cb60
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender: leituras centradas no professorAbordagem à aprendizagemAprendizagemAbordagens ao ensinoRendimento escolarA opção dos alunos por uma abordagem superficial ou profunda à aprendizagem é determinada por uma série de factores pessoais e contextuais de acordo com a literatura SAL (Students Approaches to Learning). Com efeito, a forma como os professores abordam o seu ensino constitui um dos factores do contexto recentemente referenciado na literatura, nomeadamente por Prosser, Trigwell e Kember, como exercendo uma influência importante na opção dos alunos por uma determinada abordagem à aprendizagem. Neste estudo pretendemos avaliar o impacto das abordagens dos professores ao ensino nas abordagens à aprendizagem dos respectivos alunos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A amostra tomada é de 839 alunos e 210 professores. Os resultados sugerem que a abordagem compreensiva ao ensino está associada a resultados escolares mais elevados. Sustentam, ainda, que a abordagem transmissiva ao ensino parece desencorajar a adopção de uma abordagem profunda à aprendizagem. Para além disso, e apesar de os professores optarem sobretudo por uma abordagem compreensiva ao ensino, a maior parte dos respectivos alunos não percebe os ambientes de aprendizagem como exigindo a adopção de uma abordagem profunda para lhes fazer face. Estes dados corroboram o papel desempenhado pelas exigências percebidas dos contextos na determinação do seu comportamento de estudo e nos respectivos resultados de aprendizagem.Universidade do MinhoRosário, PedroFerreira, IsabelCunha, Ângela2003-052003-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11895por"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 7:1 (Maio 2003) 157-175.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:09.604693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
title Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
spellingShingle Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
Rosário, Pedro
Abordagem à aprendizagem
Aprendizagem
Abordagens ao ensino
Rendimento escolar
title_short Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
title_full Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
title_fullStr Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
title_full_unstemmed Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
title_sort Ensinar e aprender: leituras centradas no professor
author Rosário, Pedro
author_facet Rosário, Pedro
Ferreira, Isabel
Cunha, Ângela
author_role author
author2 Ferreira, Isabel
Cunha, Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Pedro
Ferreira, Isabel
Cunha, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem à aprendizagem
Aprendizagem
Abordagens ao ensino
Rendimento escolar
topic Abordagem à aprendizagem
Aprendizagem
Abordagens ao ensino
Rendimento escolar
description A opção dos alunos por uma abordagem superficial ou profunda à aprendizagem é determinada por uma série de factores pessoais e contextuais de acordo com a literatura SAL (Students Approaches to Learning). Com efeito, a forma como os professores abordam o seu ensino constitui um dos factores do contexto recentemente referenciado na literatura, nomeadamente por Prosser, Trigwell e Kember, como exercendo uma influência importante na opção dos alunos por uma determinada abordagem à aprendizagem. Neste estudo pretendemos avaliar o impacto das abordagens dos professores ao ensino nas abordagens à aprendizagem dos respectivos alunos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A amostra tomada é de 839 alunos e 210 professores. Os resultados sugerem que a abordagem compreensiva ao ensino está associada a resultados escolares mais elevados. Sustentam, ainda, que a abordagem transmissiva ao ensino parece desencorajar a adopção de uma abordagem profunda à aprendizagem. Para além disso, e apesar de os professores optarem sobretudo por uma abordagem compreensiva ao ensino, a maior parte dos respectivos alunos não percebe os ambientes de aprendizagem como exigindo a adopção de uma abordagem profunda para lhes fazer face. Estes dados corroboram o papel desempenhado pelas exigências percebidas dos contextos na determinação do seu comportamento de estudo e nos respectivos resultados de aprendizagem.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05
2003-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11895
url http://hdl.handle.net/1822/11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 7:1 (Maio 2003) 157-175.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132282635681792