As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Lúcia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934
Resumo: A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. 
id UNICAMP-19_bdf40216aae85901ed28af333cd9e588
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/934
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling As metas académicas como operacionalização da motivação do alunoMotivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.MotivaçãoAbordagens à aprendizagemA capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93410.20396/etd.v10in.esp..934ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-611676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934/949Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, LúciaAlmeida, Leandro2017-09-11T10:40:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/934Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.793217ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
title As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
spellingShingle As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
Miranda, Lúcia
Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.
Motivação
Abordagens à aprendizagem
title_short As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
title_full As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
title_fullStr As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
title_full_unstemmed As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
title_sort As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
author Miranda, Lúcia
author_facet Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro
author_role author
author2 Almeida, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.
Motivação
Abordagens à aprendizagem
topic Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.
Motivação
Abordagens à aprendizagem
description A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934
10.20396/etd.v10in.esp..934
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934/949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651517394944