As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934 |
Resumo: | A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. |
id |
UNICAMP-19_bdf40216aae85901ed28af333cd9e588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/934 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As metas académicas como operacionalização da motivação do alunoMotivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.MotivaçãoAbordagens à aprendizagemA capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93410.20396/etd.v10in.esp..934ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-611676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934/949Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, LúciaAlmeida, Leandro2017-09-11T10:40:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/934Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.793217ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
title |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
spellingShingle |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno Miranda, Lúcia Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico. Motivação Abordagens à aprendizagem |
title_short |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
title_full |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
title_fullStr |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
title_full_unstemmed |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
title_sort |
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno |
author |
Miranda, Lúcia |
author_facet |
Miranda, Lúcia Almeida, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Lúcia Almeida, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico. Motivação Abordagens à aprendizagem |
topic |
Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico. Motivação Abordagens à aprendizagem |
description |
A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934 10.20396/etd.v10in.esp..934 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934/949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 36-61 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651517394944 |