Internacionalização e comércio externo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/1622 |
Resumo: | No contexto actual da economia portuguesa falar de internacionalização e comércio externo só faz sentido se analisado através das relações comerciais que as nossas empresas mantêm e desenvolvem com países que não pertencem à União Europeia. De facto, no espaço da União este conceito está claramente ultrapassado pela inexistência de poder de reserva de mercados, entendido no sentido da capacidade que um país tem de delimitar as suas relações comerciais externas (Amado da Silva, 1999). Aceitando este pressuposto, cabe então analisar a evolução do comércio externo de Portugal apenas com os países que não são membros da União Europeia, tendo contudo presente que mesmo nesta vertente a política comercial externa da União Europeia delimita, pelo menos parcialmente, a autonomia do nosso país. Cabe no entanto, às nossas empresas explorar o potencial desses mercados, aproveitando e criando vantagens competitivas. |
id |
RCAP_3140a48bfb9332f654a804e33fcd55cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/1622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Internacionalização e comércio externoNo contexto actual da economia portuguesa falar de internacionalização e comércio externo só faz sentido se analisado através das relações comerciais que as nossas empresas mantêm e desenvolvem com países que não pertencem à União Europeia. De facto, no espaço da União este conceito está claramente ultrapassado pela inexistência de poder de reserva de mercados, entendido no sentido da capacidade que um país tem de delimitar as suas relações comerciais externas (Amado da Silva, 1999). Aceitando este pressuposto, cabe então analisar a evolução do comércio externo de Portugal apenas com os países que não são membros da União Europeia, tendo contudo presente que mesmo nesta vertente a política comercial externa da União Europeia delimita, pelo menos parcialmente, a autonomia do nosso país. Cabe no entanto, às nossas empresas explorar o potencial desses mercados, aproveitando e criando vantagens competitivas.OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2015-07-23T11:11:46Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/11144/1622por972-8892-28-4Patacão, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:37Zoai:repositorio.ual.pt:11144/1622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:38.944883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internacionalização e comércio externo |
title |
Internacionalização e comércio externo |
spellingShingle |
Internacionalização e comércio externo Patacão, Helena |
title_short |
Internacionalização e comércio externo |
title_full |
Internacionalização e comércio externo |
title_fullStr |
Internacionalização e comércio externo |
title_full_unstemmed |
Internacionalização e comércio externo |
title_sort |
Internacionalização e comércio externo |
author |
Patacão, Helena |
author_facet |
Patacão, Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patacão, Helena |
description |
No contexto actual da economia portuguesa falar de internacionalização e comércio externo só faz sentido se analisado através das relações comerciais que as nossas empresas mantêm e desenvolvem com países que não pertencem à União Europeia. De facto, no espaço da União este conceito está claramente ultrapassado pela inexistência de poder de reserva de mercados, entendido no sentido da capacidade que um país tem de delimitar as suas relações comerciais externas (Amado da Silva, 1999). Aceitando este pressuposto, cabe então analisar a evolução do comércio externo de Portugal apenas com os países que não são membros da União Europeia, tendo contudo presente que mesmo nesta vertente a política comercial externa da União Europeia delimita, pelo menos parcialmente, a autonomia do nosso país. Cabe no entanto, às nossas empresas explorar o potencial desses mercados, aproveitando e criando vantagens competitivas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2015-07-23T11:11:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/1622 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
972-8892-28-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136832378634240 |